Decisão do TC limita flexibilidade orçamental no futuro, diz Fitch

Agência de notação financeira entende que as metas orçamentais para este ano não ficam em risco.

Foto
Ministério das Finanças Pedro Cunha

As recentes decisões do Tribunal Constitucional (TC) não comprometem as metas orçamentais para este ano (o objectivo é chegar ao final de 2014 com um défice de 4% do PIB), mas limitam a flexibilidade orçamental no futuro.

Num comentário aos acórdãos divulgados pelo TC a 14 de Agosto, a Fitch reconhece que a decisão de “aprovar parcialmente as medidas do lado da despesa [os cortes salariais dos funcionários públicos serão retomados ainda este ano e no próximo] reduz, a curto prazo, o risco de consolidação das contas públicas e mantém o país no caminho para atingir as metas orçamentais este ano”.

Mas se no curto prazo o cenário é positivo, a decisão de declarar inconstitucionais as reduções salariais em 2016, 2017 e 2018 e o corte permanente das pensões “limita a flexibilidade orçamental no futuro”. Embora, nota a agência, “a redução da dívida dependa, em parte, da capacidade de Portugal manter o seu regresso ao crescimento económico”.

A decisão do TC, acrescenta a Fitch, "reforça a visão de que Portugal vai atingir a sua meta orçamental de um défice de 4% do PIB, abaixo dos 4,5% no ano passado”. Para 2015, a Fitch prevê uma redução para 2,7% em 2015, “marginalmente acima da meta do Governo de 2,5% devido a assunções mais conservadoras sobre o crescimento".

Quanto ao futuro, a agência destaca a “capacidade de o TC condicionar a política orçamental, deixando os governos reféns de medidas do lado da receita.

A Fitch deixa claro que o risco político para a consolidação orçamental “continua a ser significativo” e alerta que o Governo que sair das eleições de 2015 “poderá ficar mais dependente do aumento de imposto, algo que é cada vez mais controverso politicamente, se pretender manter uma consolidação consistente com a queda dos rácios da dívida pública”.

Na semana passada, o TC deu luz verde à medida que recupera os cortes salariais da era Sócrates (entre 3,5% e 10% para salários acima de 1500 euros brutos) em 2014 e em 2015 (altura em que os cortes terão uma reversão de 20%), mas declarou inconstitucionais as reduções previstas para 2016 e anos seguintes. No imediato, o executivo tem assegurada uma poupança com salários que ronda os 34 milhões de euros por mês.

O problema está num outro acórdão, também divulgado na quinta-feira, em que o TC considerou inconstitucionais duas normas do diploma que cria a Contribuição de Sustentabilidade, impedindo o corte definitivo das pensões. A medida valia 372 milhões de euros.

Em causa poderão estar também 100 milhões de euros que o Governo esperava arrecadar com o aumento de 0,2 pontos percentuais das contribuições dos trabalhadores para a Segurança Social e 150 milhões associados ao aumento da taxa normal do IVA em 0,25 pontos percentuais. Estas duas medidas eram complementares à contribuição de sustentabilidade e as receitas estavam consignadas aos sistemas de pensões, mas ainda não se sabe se caem ou se vão manter-se.

Sugerir correcção
Comentar