João Sousa primeiro português cabeça-de-série num Grand Slam

O tenista luso beneficiou das desistências de Nadal, Del Potro, Dolgopolov, Almagro e Tommy Haas, todos devido a lesão.

Vitória tranquila para João Sousa
Foto
No próximo US Open, João Sousa só poderá defrontar jogadores de ranking mais elevado a partir da terceira ronda Gonzalo Fuentes/Reuters

João Sousa garantiu, nesta segunda-feira, o estatuto de cabeça-de-série no próximo US Open, que arranca a 25 de Agosto em Nova Iorque, e tornou-se o primeiro tenista português a alcançar tal feito num torneio do Grand Slam.

Com a desistência do espanhol Rafael Nadal, número dois do "ranking" mundial, devido a um problema no pulso direito, João Sousa tornou-se o 32.º pré-designado da prova norte-americana, apesar de ocupar o 37.º lugar da hierarquia mundial.

Além de Nadal, o tenista português beneficiou das desistências de Juan Martín Del Potro (13.º do Mundo), Alexandr Dolgopolov (23.º), Nicolas Almagro (28.º) e Tommy Haas (34.ª), todos devido a lesão.

João Sousa, que no ano passado alcançou a terceira ronda do US Open, quarto e último Grand Slam da temporada, tornou-se assim o primeiro português a ver o seu nome inscrito na lista dos cabeças-de-série. 

Com este estatuto, o tenista de Guimarães só poderá defrontar jogadores de ranking mais elevado a partir da terceira ronda.