Julien Bardy começa em grande

Com um ensaio do internacional português na vitória do Clermont, o Top 14 começou com o equilíbrio tradicional

Foto
DR

Ser a melhor também significa ser a mais competitiva e a primeira jornada do Top 14 provou que o campeonato francês não tem concorrência a nível europeu. Nos sete primeiros duelos da época, apenas uma formação conseguiu o bónus ofensivo e os principais candidatos ao título passaram por dificuldades.

O Top 14 2014-15 começou com a visita do campeão ao País Basco francês e a deslocação de Steffon Armitage, Mattew Giteau, Mathieu Bastareaud e companhia ao Stade Jean Dauger não foi um passeio. Ainda sem Leigh Halfpenny e Mamuka Gorgodze - James O'Connor começou no banco – o RC Toulon foi para o intervalo com um empate (12-12) e apenas no segundo tempo, com ensaios de Bastareaud (51’) e David Smith (57’) assegurou o triunfo. Giteau acabou o jogo com 16 pontos.

Ainda mais sofrida foi a vitória do Clermont de Julien Bardy. O internacional português esteve em campo durante os 80 minutos e foi uma das figuras da equipa ao marcar o terceiro ensaio dos "Jaunards" que apesar do triunfo (30-26), falharam o ponto de bónus.

Foto

Entre as novas estrelas que esta temporada chegaram a França, quem mais se evidenciou foi Toby Flood. O novo “10” do Toulouse marcou os 20 pontos da sua equipa (um ensaio e cinco penalidades), impedindo que o Oyonnax saísse do Stade Ernest Wallon com uma surpreendente vitória (20-19).

Destaque ainda para as duas equipas de Paris, que entraram no Top 14 com o pé direito. Com um ensaio do defesa Djibril Camara no último minuto, o Stade Français foi a Castres derrotar o vice-campeão por 25-22, enquanto o Racing Metro contou com o pé certeiro de Jonathan Sexton (11 pontos) para vencer em Montpellier, por 19-16.

Sugerir correcção
Comentar