Nuno Ferreira Santos
Foto
Nuno Ferreira Santos

Portugal excluído da Challenge Cup

Ao contrário do que aconteceu na época passada, não haverá representante nacional nas provas europeias de clubes

A European Professional Club Rugby (EPCR) anunciou o nome dos clubes que vão participar na pré-eliminatória de acesso à European Rugby Challenge Cup e Portugal ficou de fora. O CDUL chegou a ser contactado para disputar a prova, mas os responsáveis pela Rugby Europe terão excluído uma representação portuguesa sem esperar pela resposta do campeão nacional.

Com o anúncio do calendário da Challenge Cup chegou a confirmação de que Portugal ficou de fora: as duas pré-eliminatórias disputadas em duas mãos vão ser realizadas a 20 e 27 de Setembro e colocarão frente a frente os georgianos Tbilisi Caucasians com os italianos Femi-CZ Rugby Rovigo e os romenos Bucharest Wolves com os transalpinos Cammi Rugby Calvisano.

Portugal, que na temporada passada esteve representado na competição pelos Lusitanos XV, acabou excluído e segundo apurou o P3 Râguebi a EPCR terá tomado a decisão de não incluir uma equipa portuguesa sem que houvesse da parte dos responsáveis nacionais uma decisão definitiva.

PÚBLICO -
Foto

Inicialmente o CDUL não terá mostrado grande interesse pela proposta apresentada (um jogo apenas a realizar na Geórgia), mas ao contrário do que tinha sido sugerido ao representante nacional, o confronto entre os italianos e as equipas georgiana e romena terá duas mãos.

PÚBLICO -
Foto

Em cima da mesa estará, no entanto, o surgimento de uma terceira prova europeia, igualmente organizada pela EPCR, para a qual o campeão português teria apuramento directo. Esta competição, que não arrancará esta época, contaria, para além de uma equipa nacional, com o campeão de Espanha, da Rússia, da Alemanha e ainda duas formações italianas e os clubes derrotados na pré-eliminatória de acesso à Challenge Cup.

PÚBLICO -
Foto
Tiago Machado
Sugerir correcção