Um organizador de fóruns de debate, pai dos spin doctor portugueses ou vendedor de presidentes?

Foi o “rosto” da entrada em cena das televisões privadas que mudaram, e muito, a forma de fazer política em Portugal. Escancarou as janelas da casa da democracia aos portugueses. O vendaval que provocou fez entrar novos actores e também fez balançar a cadeira do poder.

Foto
Na origem deste processo estão declarações de Emídio Rangel no parlamento Miguel Silva

Foi no auge da sua carreira que Emídio Rangel proferiu uma das suas frases mais polémicas e que haveria de o perseguir durante longos anos. Devido a ela, foi acusado de arrogância e poder desmesurado. Assumir a pretensão de transformar a sua SIC num canal capaz de tudo influenciar ou vender, desde um sabonete a um Presidente da República, gerou polémica. A frase nem era sua, tendo sido originalmente cunhada nos EUA em meados do século passado.

O potencial para se transformar num fazedor de reis era real, graças aos 50% de audiências que a SIC tinha no final do século. As opiniões dividem-se sobre o real impacto do projecto de Rangel na política. Uns destacam a “diversidade” e o “combate a um sistema que estava estabilizado num statu quo” a “preto e branco”. Outros reconhecem que, no seu auge, “ele conseguiu isso” de tanto vender um presidente como um sabonete.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates avisa, desde logo, que Rangel era um “querido amigo” sobre quem, na hora da morte, não deixa de salientar o “seu espírito insubmisso e de inclinação iconoclasta”, portador de uma “força reformista que era criativa”.

Em vez da ideia do fazedor de reis, José Sócrates prefere destacar Rangel como o “rosto” da “transformação”. Não só do jornalismo mas também, reconhece, da política: “Com ele passou-se, de um momento para o outro, de uma política a preto e branco para um política mais viva. E que, marcou, aliás, o fim do cavaquismo.”

“As televisões privadas mudaram muito a política, na maior parte das vezes para melhor”, afirma. “Mais oportunidade, maior diversidade, mais pontos de vista”, concretiza o ex-primeiro-ministro. Uma mudança que resultou também do “gosto pelo debate político” que Rangel tinha. Lembra a criação do Fórum TSF como “exemplo” disso mesmo.

"Uma opinião mais livre"
O sociólogo Paquete de Oliveira, que conheceu e trabalhou com Rangel nesses primeiros anos da SIC, assume a mesma visão. “Ele direccionou a informação da SIC para o combate de um sistema que estava estabilizado num status quo”.

O que Rangel pretendia era uma televisão que “despertasse, na consciência pública, a emergência de uma opinião cada vez mais livre”. Quanto à aspiração de vender presidentes, Paquete arrumou-a como “um princípio orientador”.

Arons de Carvalho, que foi deputado pelo PS e actualmente faz parte da Entidade Reguladora da Comunicação, também não faz juízos maquiavélicos sobre a polémica frase. “Ele utilizou-a para valorizar o poder da televisão”, explica ao PÚBLICO. Reconhecendo que Rangel marcou a forma de fazer jornalismo e, por consequência, a forma de fazer política. “Na TSF introduziu a informação no momento, e depois transmitiu essa agressividade informativa à SIC”.

Essa assertividade produziu ondas de choque na política. Arons identifica a sua influência nos pequenos pormenores: “Passou a haver timings para as conferências de imprensa dos políticos.” Paquete de Oliveira reconhece que uma “estação com um poder desses [50% de audiências] é influenciadora da opinião pública e pode ser influenciadora na escolha de um candidato político x ou y.”

Vasco Ribeiro, ex-assessor de imprensa, agora professor e investigador de comunicação política na Universidade do Porto, é peremptório. “Concordo plenamente com essa frase. Naquele período ele conseguia fazer isso”, assegura. “A SIC tinha um poder incrível. Há um antes e um depois da SIC de Rangel. Antes dela tínhamos uma televisão controlada pela tutela política. Chega a televisão privada, sem esse filtro, com um alinhamento mais agressivo, e consegue comunicar com o eleitor de outra forma”, resume.

E a melhor forma de o perceber, destaca Vasco Ribeiro, foi o resultado desse novo jornalismo nos gabinetes ministeriais: “É nessa altura que surge o spin doctor em Portugal. Aumenta a partir desse período a contratação de assessores de imprensa.” Os políticos pressentiram a necessidade e os benefícios de ter alguém com “facilidade de contactos e capazes de filtrar a informação”.

O legado que fica, desses novos anos 90, para Arons de Carvalho, é o da “informação independente”. Paquete de Oliveira destaca o “espírito de independência”.

E, no entanto, há outro legado que José Sócrates não quer imputar a Rangel. Opta por falar nas televisões em geral quando fala na “arrogância da ideia de que a televisão comanda a política”. “As estações transformaram-se em instrumentos importantes no debate político, é um facto. Mas têm agora a pretensão da imposição dos pontos de vista maioritários. Definem os especialistas que devem ser ouvidos, mas quem deve legitimar esses especialistas? É a televisão ou, por exemplo, a academia?”

A frase maldita
"Se a SIC adoptasse aquilo que eu venho defendendo desde 92 - que é: há maneiras de ganhar dinheiro para além daquela que resulta da simples inserção de spots publicitários na grelha -, a SIC já estava hoje muito mais lançada e com uma receita bem mais interessante. (...) No fundo, eu volto à minha velha e permanente tese: uma estação que tem 50% de share vende tudo, até o Presidente da República! Vende aos bocados: um bocado de Presidente da República para aqui, outro bocado para acoli, outro bocado para acolá, vende tudo! Vende sabonetes! Esta ideia não está ainda contida na vida da SIC, a SIC tem de ser, do meu ponto de vista o pivot para lançar outros projectos que não sejam só a incorporação de publicidade!"

Excerto retirado do documentário realizado pelo canal Arte sobre a SIC em 1997

Sugerir correcção
Comentar