Reacções: A “senhora das senhoras”

John Cusack, Nancy Sinatra ou Mia Farrow lembram um dos últimos ícones dos anos de ouro do cinema norte-americano.

Foto
Bacall em "Ter ou não ter" DR

Uma diva, mulher bonita, estrela de uma Hollywood de outro tempo e um dos últimos ícones dos anos de ouro do cinema norte-americano. É assim que Lauren Bacall é hoje lembrada. Nas redes sociais prestam-se inúmeras homenagens e partilham-se fotografias da actriz. Nancy Sinatra despede-se da “amiga”, enquanto John Cusack fala da “senhora das senhoras”.

“Raios me partam! Lauren Bacall?” Foi assim que o actor John Cusack reagiu no Twitter ao saber da morte de Lauren Bacall. “Agora perdemos a grande Lauren Bacall, descansa em paz querida Betty”, escreveu Mia Farrow, referindo-se ao nome de baptismo da estrela.

Depois de nesta terça-feira as redes sociais terem explodido com reacções à inesperada morte de Robin Williams, nesta quarta-feira muitos reflectem em como é difícil de acreditar que mais um nome de Hollywood tenha desaparecido.

“Primeiro o Robin que foi um génio e agora a Lauren. Foi um privilégio conhecê-la, ter actuado com ela e tê-la dirigido”, escreveu em comunicado Barbra Streisand, acrescentando ainda como foi bom ter Lauren Bacall como “uma amiga sábia e encantadora”. “Ela foi uma original. Mesmo a podermos vê-la em todos os seus grandes filmes, vai deixar saudades”, continua a actriz e realizadora de The Mirror Has Two Faces (1996), que valeu a Bacall um Globo de Ouro e a nomeação aos Óscares.

James Caan, que trabalhou com Lauren Bacall em Misery - O capítulo final, em 1990, escreveu: “Vou sentir a falta dela carinhosamente”. “Ela foi uma grande senhora, cheia de talento e divertida. Sinto-me um sortudo por ter tido a oportunidade de trabalhar com ela”, acrescentou ainda.

“Perdemos mais uma amiga”, escreveu a cantora e actriz Nancy Sinatra, lembrando que “as mortes vêm em conjuntos às três, costumam dizer”. Nancy Sinatra conhecia Lauren Bacall há muito – o seu pai, Frank Sinatra, teve uma relação, ainda que breve, com Bacall.

Depois do choque, John Cusack voltou ao Twitter para lembrar “a senhora das senhoras”. “Descansa em paz estrela sensação”, escreveu o actor, ao mesmo tempo que publicou duas fotografias de Lauren Bacall. “Que senhora”, voltou a destacar num outro tweet

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que em 2009 distinguiu a actriz com o Óscar honorário, também recorreu ao Twitter, onde partilhou um vídeo com o discurso de Lauren Bacall nessa mesma cerimónia, destacando uma frase da actriz: “Tenho tido muita sorte na minha vida”. 

Já Seth McFarlane, actor e argumentista, criador de séries como Family Guy, lembrou uma das cenas mais icónicas de Lauren Bacall: o assobio em Ter ou não ter (1944). “Obrigado, Lauren, por nos teres ensinado a todos como assobiar. Vais fazer falta, mas mais do que isso, vais ser celebrada”, escreveu McFarlane no Twitter. A cena do assobio foi também recordada pela escritora de As 50 Sombras de Grey, E L James.

O apresentador norte-americano Larry King lembrou-se das entrevistas que em tempos fez a Lauren Bacall, lamentando a notícia da sua morte. E a actriz Marlee Matlin partilhou no Twitter uma foto antiga em que aparece ao lado da diva. “Quando disse à minha amiga Lauren Bacall que estava com problemas com o meu namorado ela disse-me: ‘Que se lixem os homens!’ Dá cabo deles no céu”, escreveu Matlin.

Mas não só os nomes do cinema que prestam homenagem a Bacall, que é também lembrada como um ícone de moda. “Classe, gosto, talento e beleza”, “que perda inacreditável”, escreveu a criadora de moda Vera Wang também no Twitter.

“Senhoras e senhores, a única, a lendária e inspiradora Lauren Bacall. Que descanse em paz neste seu grande sono”, escreveu Miss J Alexande, perito em passerelle. Ainda na moda, a directora criativa da Marie Claire norte-americana, destacou uma frase de Bacall: “Acho que toda a tua vida está estampada no teu rosto e devias orgulhar-te disso”.

Em Portugal, Herman José recorda no seu Facebook um almoço no Palácio de Belém ao lado de Lauren Bacall. “Servi de intérprete/ animador entre ela e o Presidente da República Mário Soares”, escreve o humorista. “Lembro-me de cada gargalhada, de cada ideia, de cada estória sua ao lado do Humphrey Bogart – que venerava. A Lauren Bacall tinha o toque de midas, transformava em classe tudo aquilo em que tocava. Até na sua morte: com quase noventa anos, faz a proeza de sair de cena sem angústias, nem decadência, nem lamentos prolongados. Há vidas perfeitas.”

Sugerir correcção
Comentar