Operação Psicadélica encontra drogas no Boom Festival

Festival conta com uma tenda para quem está a ter más experiências com substâncias alucinogénias.

Foto
Nelson Garrido

O Boom Festival, a decorrer em Idanha-a-Nova, está uma vez mais a ser um maná não só para os festivaleiros como para as autoridades, que disputam entre si a droga a circular no evento.

Depois de a GNR anunciar ter apreendido, numa semana, estupefacientes que davam para “mais de um milhão de doses diárias”, numa operação adequadamente intitulada Psicadélica, foi a vez de a Polícia Judiciária anunciar outra apreensão ainda de maior calibre.

À semelhança de edições anteriores, também este ano o recinto do festival conta com uma tenda para quem está a ter más experiências com drogas, com o apoio da Universidade Católica e do Instituto da Droga e da Toxicodependência, de forma a “disponibilizar um lugar seguro e de apoio aos indivíduos que experienciam uma crise psicadélica”.

Ao longo de uma semana, a GNR apreendeu 356 gramas de haxixe, 90 de liamba, 15 gramas de ecstasy, 36 cogumelos alucinogénios, 21 gramas de anfetaminas e 49 selos de LSD, tendo detido 19 pessoas.

Já a Judiciária foi alertada por uma congénere sua do Médio Oriente para a presença, no festival, de traficantes daquele país. As autoridades não quiserem especificar qual. Hospedados numa unidade hoteleira de Castelo Branco, foram abordados pelos agentes da PJ quando se encaminhavam para o recinto. Um deles, com 26 anos, ainda tentou fugir para se livrar de uma pequena bolsa onde levava 363 comprimidos de ecstasy, 250 selos de LSD, 115 gramas de MDMA em pó e 20 doses de haxixe, mas sem sucesso. Consigo tinha ainda armas brancas proibidas, duas estrelas de lançar.

Tal como em anos anteriores, o major Santos Alves, da GNR, fez questão de frisar à agência Lusa que “não se deve marcar negativamente” o Boom por causa da droga, uma vez que “existem drogas em todos os festivais”. Na primeira semana da última edição, em 2012, tinham sido detidas na Herdade da Granja por tráfico de droga 63 pessoas e apreendidas 7400 doses de haxixe, quase 4000 de diversas drogas sintéticas e 1110 doses de cocaína.

Sugerir correcção
Comentar