Festival Andanças e seus 750 artistas começam esta segunda-feira a dançar

19.ª edição decorre até 10 de Agosto na zona da albufeira de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide.

Foto
paulo pimenta

Cerca de 750 artistas oriundos de duas dezenas de países estão a partir desta segunda-feira no 19.º festival Andanças, promovido pela Associação para a Promoção da Música e Dança PédeXumbo na zona da albufeira de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide.

Até dia 10, o evento espera receber 30 mil visitantes. "O Andanças não se vai ver, vai-se fazer. Venham todos para experimentar e divertir-se neste festival diferente", desafiou a coordenadora da iniciativa, Ana Martins, em declarações à agência Lusa.

O festival, que conta na parte logística com cerca de 700 voluntários e o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide, tem este ano como principal tema as Raízes, uma vez que o Andanças quer nesta edição cimentar a "proximidade" e mostrar aos visitantes as tradições e as danças tradicionais do Alto Alentejo e não só.

"Vamos procurar dar dimensão à comunidade e à programação local, com tudo aquilo que tem a ver com os projectos artísticos locais. Alargámos este projecto à zona de Portalegre e, só para exemplificar, vamos este ano ter o artesanato de Nisa, a sua olaria e os seus bordados", disse.

Este ano, segundo Ana Martins, a organização optou por convidar as associações que operam no país e em Espanha na área das danças tradicionais para se responsabilizarem por cada um dos palcos do festival. "O que isto significa é que este ano vamos ter uma programação mais diversa e corremos o feliz risco de termos uma programação mais rica", sublinhou.

Outra das novidades deste ano passa por desenvolver algumas das actividades do festival fora do recinto, durante um dia, tendo o Andanças escolhido a aldeia de Póvoa e Meadas para acolher concertos, bailes, oficinas de danças e contos, entre outras iniciativas.

O festival, que permaneceu 15 anos em São Pedro do Sul (Viseu) e um ano em Celorico da Beira (Guarda), vai realizar-se pelo segundo ano consecutivo em Castelo de Vide, um concelho situado junto à fronteira com Espanha.

"Temos a esperança de acolher muitos espanhóis. Uma das razões de fixar este festival em Castelo de Vide tem a ver com a expectativa de nos podermos afirmar como um projecto ibérico", declarou Ana Martins.

No Andanças é possível aprender mais de meia centena de estilos de dança diferentes, sendo este o resultado das sinergias que se geram entre pessoas de vários pontos do mundo que se deslocam até ao festival para partilhar saberes. Durante o festival, é possível aprender e assistir a danças portuguesas, africanas, danças ao estilo americano e às diversas danças europeias, tais como húngaras, balcânicas, bascas, ciganas, bálticas, belgas, italianas, galegas, catalãs e mediterrânicas, entre outras.

Sugerir correcção
Comentar