"Se tudo correr bem, podemos pensar em continuar"

João Luís Pinto admite que ficou surpreendido com o convite para assumir o cargo de treinador principal da selecção nacional de XV

Foto
Miguel Nogueira

Na primeira entrevista após ser nomeado treinador principal da selecção nacional de XV, João Luís Pinto reconhece que caberá a Tomaz Morais aprovar ou não o modelo de jogo que delinear, mas não considera que isso o deixe fragilizado.

O ex-treinador da Agrária de Coimbra, de 42 anos, que já fazia parte da estrutura da Federação Portuguesa de Rugby (FPR), onde liderou as selecções de sub-18 e sub-19, diz ainda ser possível iniciar uma renovação na selecção já a pensar no Mundial 2019.

Após seis anos nos escalões de formação da FPR, foi nomeado treinador principal da selecção de XV. Foi uma surpresa?

Foto

Sim, não estava equacionado. Estava a desempenhar as minhas funções e fiquei surpreendido quando me convidaram…

Foi uma escolha pessoal do Tomaz Morais. O que lhe pediu o Director Técnico Nacional (DTN)?

Pediu-me um bom trabalho. Temos um ano para provar que podemos dar continuidade ao que foi feito nos últimos seis. Juntámos uma equipa multidisciplinar e alargada para alcançar bons resultados.

Há cerca de um mês, o presidente da FPR afirmou que o Tomaz Morais iria regressar ao relvado e o DTN confirmou que voltará ao terreno. Estas declarações não o fragilizam?

De maneira nenhuma. Como é que podemos ficar fragilizados quando trabalhamos com alguém que foi nomeado para melhor treinador do mundo? Pelo contrário, até ajuda a nossa função e o nosso trabalho. É fantástico. O Tomaz vai trabalhar comigo como fez nos últimos quatro anos, onde tudo sempre foi discutido e planeado. Nos dias em que for necessário e ele achar por bem estar no campo para aplicar alguma técnica ou táctica estará. Os conselhos dele são sempre válidos e tidos em conta.

As convocatórias e o sistema de jogo serão responsabilidade do treinador ou do DTN?

Isso são questões internas. O DTN tem o papel de aprovar ou não o modelo de jogo que a equipa técnica delinear e mediante essa aprovação será colocado em prática. Não há quem manda ou não manda. É um trabalho de equipa.

O contrato do Tomaz Morais termina dentro de um ano. Sensivelmente na mesma altura acaba o mandato da direcção da FPR. Isto faz de si um treinador a prazo? É um problema?

Não, de maneira nenhuma. É um desafio que decidi aceitar com essas condicionantes. Não vejo qualquer problema. A nova direcção que vier tem que ter a liberdade de poder escolher quem quer a treinar.

Era uma oportunidade irrecusável para si…

Trabalhar ao mais alto nível é sempre bom, mesmo que seja por um período curto. Se tudo correr bem, podemos pensar em continuar.

Após o Mundial 2007, aumentou o número de clubes, de jogadores e as condições de trabalho melhoraram, mas os resultados de Portugal pioraram. A que se deve este retrocesso?

Os outros países evoluíram. Olhamos só para dentro e esquecemo-nos do que se passa lá fora, onde a Roménia fechou os seus jogadores no país profissionalizando-os, a Geórgia profissionalizou-os em França e não é por acaso que é chamada de França 2. Nós, devido ao país que temos, não os podemos profissionalizar e tentamos um semiprofissionalismo que não foi conseguido.

Foi uma aposta falhada?

Não foi falhada. Precisávamos de mais para alcançar esse patamar. Os clubes também não conseguiram dar o salto após o Mundial. Não havia estruturas e treinadores para dar atenção a todos os jogadores que surgiram. Aumentamos a qualidade, mas os outros países aumentaram três vezes mais.

Há matéria-prima para iniciar uma renovação na selecção já a pensar no Mundial 2019?

Sim, há. Era esse o nosso objectivo: deixar já preparado o caminho para 2019. Hoje em dia vê-se jogadores a chegarem à selecção melhor preparados fisicamente e tecnicamente. Isso fará com que eles se conseguiam integrar melhor no nível sénior e produzir mais.

Lê o resto da entrevista aqui e aqui

Sugerir correcção
Comentar