Teixeira Duarte ganha obras do Túnel do Marão por 88 milhões

A Estradas de Portugal tinha lançado três concursos públicos para retomar a construção da Autoestrada do Marão, num valor base de 204 milhões de euros.

Foto
A construção da Autoestrada do Marão parou a 27 de Junho de 2011 Paulo Pimenta

A Teixeira Duarte anunciou ter ganhado, através de consórcio de duas das suas subsidiárias, as obras de concepção e construção do Túnel do Marão por 88 milhões de euros, refere nota da CMVM.

Segundo a nota, a Teixeira Duarte informa que as suas subsidiárias Teixeira Duarte - Engenharia e Construções e E.P.O.S -- Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas foram hoje notificadas pela EP -- Estradas de Portugal de que ganharam, em consórcio, o contrato em regime de concessão/construção do Túnel do Marão no IP4 (A4).

"O valor do contrato é de 88.099.873,47 euros e a data limite para a execução dos trabalhos é de 518 dias", refere a informação da Teixeira Duarte divulgada pela Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM).

A empresa Estradas de Portugal (EP) lançou no final de Fevereiro três concursos públicos no sentido retomar a construção da Autoestrada do Marão, num valor base de 204 milhões de euros, sendo um deles referente à obra do túnel rodoviário de 5,6 quilómetros.

A EP optou então por um modelo de concepção e construção para o túnel e por empreitadas por série de preços para os acessos poente e nascente, os quais têm uma extensão aproximada de dez quilómetros cada.

A construção da Autoestrada do Marão parou a 27 de Junho de 2011 e, dois anos depois, a obra foi resgatada pelo Estado, que invocou justa causa fundada no incumprimento por parte da concessionária.

A Somague, que liderava o consórcio responsável pela construção da autoestrada, refutou e disse ter sido a própria concessionária, e não o Estado, a rescindir o contrato "por incumprimentos vários do concedente".

A intervenção mais complexa diz respeito ao Túnel do Marão, onde ainda faltam escavar dois quilómetros e previa-se, em maio, um valor base de investimento na ordem dos 110 milhões de euros.

Este projecto permite a conclusão da ligação da autoestrada A4 Porto-Amarante à autoestrada da subconcessão Transmontana Vila Real-Bragança.

 

Sugerir correcção
Comentar