Este copo de café é reutilizável e cabe até no bolso

Smash Cup já angariou mais de 83 mil dólares no Kickstarter — e o objectivo eram apenas 10 mil. Este copo é uma solução prática e ecológica para quem bebe café diariamente

É feito de silicone e plástico, é reutilizável e quando não está a ser usado pode ser dobrado para ocupar um espaço mínimo e ser facilmente transportável. A simplicidade da ideia do Smash Cup conquistou mais de 2700 pessoas, que já contribuíram com mais de 83 mil dólares (aproximadamente 61750 euros) numa campanha que está a decorrer no Kickstarter.

O objectivo inicial definido pelos criadores desta ideia (10 mil dólares, cerca de 7400 euros) foi largamente ultrapassado poucos dias depois da campanha começar — e até dia 8 de Agosto ainda é possível associarem-se ao projecto.

Tudo começou numa conversa. Ben Melinger estava a tomar café com os amigos e lembraram-se desta ideia: um objecto que fosse uma forma de reduzir o impacto ambiental da utilização dos copos de plástico. Segundo os criadores do Smash Cup, só no trabalho cada pessoa deita ao lixo uma média de 500 copos por ano.

PÚBLICO -
Foto
Depois de utilizar, basta pressioná-lo contra uma superfície e o copo encolhe, ficando até quatro vezes mais pequeno DR

Melinger aprendeu a trabalhar com softwares de modelagem 3D, prototipagem e outras ferramentas e, dois anos depois da ideia inicial e com a ajuda de amigos engenheiros e familiares, criou o Smash Cup, disponível em cinco cores (vermelho, azul, verde, laranja e rosa), numa versão limitada para quem apoia no Kickstarter, um modelo preto e branco e ainda um pensado para crianças.  

Este copo — que tanto pode ser utilizado para café como para chá ou outra bebida — é também uma solução para quem desfruta da bebida em transportes públicos, já que quando aberto tem o tamanho de um copo de plástico normal. Depois de utilizar, basta pressioná-lo contra uma superfície e o copo encolhe, ficando até quatro vezes mais pequeno.

Sugerir correcção