UEFA proíbe jogos em Israel e entre clubes da Rússia e Ucrânia

A falta de segurança nos três países está na base das decisões do organismo, válidas para as competições europeias de 2014-15.

Foto
Ucranianos e russos não se vão encontrar nos sorteios da UEFA GLEB GARANICH/REUTERS

O Comité de Emergência da UEFA anunciou esta quinta-feira a proibição da realização de jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa em território israelita, devido à actual situação de insegurança no país, e entre clubes da Rússia e Ucrânia.

Depois de uma reunião na quarta-feira, a UEFA comunicou no seu site oficial a decisão de impedir a realização de jogos no Médio Oriente, requerendo aos clubes locais envolvidos nas suas competições a sugestão de "locais alternativos, fora do território de Israel para os seus jogos em casa das edições de 2014-15 da Liga dos Campeões e Liga Europa".

O Maccabi Telavive, que vai disputar a Liga dos Campeões, e Hapoel Telavive e Hapoel Be'er Sheva, na Liga Europa, são os clubes israelitas apurados para as competições europeias.

A decisão do organismo surge numa altura em que Israel e o movimento de resistência islâmica Hamas, que controla o território palestiniano, mantêm desde 8 de Julho um conflito armado, que provocou já 230 mortos palestinianos, maioritariamente civis, de acordo com a ONU e organizações humanitárias.

Ao mesmo tempo, os movimentos armados de Gaza lançaram mais de 1200 mísseis contra Israel, matando um civil.

As preocupações da UEFA em relação à segurança das suas provas estendem-se também às tensões entre Rússia e Ucrânia.

O Comité de Emergência da UEFA decidiu que “equipas da Ucrânia e Rússia não poderão ser sorteadas umas contra as outras até aviso em contrário”.

Assim sendo, Zenit e Dnipro não irão encontrar-se na terceira eliminatória da qualificação para a Liga dos Campeões, com sorteio agendado para 18 de Julho.

Ainda esta quinta-feira, as autoridades ucranianas afirmaram que um dos seus caças, que participava numa operação contra os rebeldes separatistas, foi abatido por um avião russo no Leste da Ucrânia, depois de no início da semana terem acusado Moscovo de ter ordenado o abate de um avião de transporte militar perto da fronteira com a Rússia, na região de Lugansk. O embaixador russo nas Nações Unidas, Vitaly Tchurkine, negou a acusação.

Sugerir correcção
Comentar