Projecto recicla esponjas enquanto ajuda causas sociais

Scotch-Brite e empresa TerraCycle juntaram-se para tornar as esponjas de limpeza recicláveis no Brasil. Quem enviar material está também a ajudar instituições de solidariedade

Foto
DR

É um utensílio praticamente indispensável e com um tempo de vida relativamente curto. Com estas duas premissas na mente, a marca de esponjas Scotch-Brite e a empresa TerraCycle criaram um sistema de recolha de esponjas para reciclagem que beneficia não só o ambiente mas também quem recicla.

O programa Brigada de Esponjas Scotch-Brite — em funcionamento no Brasil desde o início do mês — incentiva os cidadãos a juntar esponjas de limpeza (de qualquer marca, cor e formato, mas sem marcas de óleo e graxa) e enviá-las gratuitamente para a TerraCycle, uma empresa que promove a reciclagem. Além das esponjas serem recicladas e transformadas noutros produtos, por cada cinco unidades é doado um real (cerca de 33 cêntimos) a uma entidade escolhida pelo doador.

Para participar, o consumidor ou grupo de pessoas (podem ser empresas, escolas, organizações), devem começar por registar-se gratuitamente no site da TerraCycle. Uma vez recebidas as esponjas — que, no mínimo, devem atingir os 500 gramas de peso — a TerraCycle verifica a quantidade e calcula qual o valor monetário a que o remetente tem direito. A quantia pode ser resgatada duas vezes por ano para ser doada a instituições de caridade.

Foto

Segundo a Ciclo Vivo, são produzidas cerca de 360 milhões de esponjas por ano no Brasil. Em poucos dias, já há mais de 300 pessoas inscritas para juntar material, tendo sido colectadas mais de 1000 esponjas, o que representa cerca de 21 reais (aproximadamente sete euros) arrecadados.

Sugerir correcção
Comentar