Avarias repetidas do Elevador da Lada alvo de críticas por parte dos utentes

A situação já provocou incidentes. Há duas semanas os bombeiros foram chamados ao local para ajudar algumas pessoas que ficaram retidas.

Foto
As avarias constantes do elevador deixam como alternativa um caminho íngreme de escadas ADRIANO MIRANDA

O Elevador da Lada, que liga a Ribeira à zona da Sé, serve turistas, moradores e utentes do Centro Social do Barredo, mas as frequentes interrupções do serviço têm obrigado muita gente a subir e descer a pé.

Na zona da Ribeira do Porto, o português parece a língua minoritária e os turistas, em grande número, munem-se dos seus mapas e guias. Um dos pontos de visita obrigatórios é o elevador da Lada, que permite o acesso a uma vista privilegiada sobre o rio Douro e sobre a ponte mais emblemática da cidade: a Luís I.

Nos últimos tempos, contudo, os utentes têm-se deparado muitas vezes com um aviso de suspensão do serviço devido a avaria. As interrupções de funcionamento têm-se repetido e os utilizadores mostram-se insatisfeitos e preocupados com as consequências.

Em termos turísticos, o elevador ribeirinho assume uma importante ligação entre a Ribeira e a escadaria de acesso à Sé, dois pontos turísticos de referência da cidade. O equipamento é aliás objecto de divulgação no portal oficial do Turismo do Porto. “É mau para o turismo porque o turista chega aqui, quer subir e encontra um obstáculo. É muito chato, em pleno Verão, isto estar constantemente avariado”, explica Manuel Póvoa, junto ao café onde ajuda o filho, mesmo ao lado da entrada do elevador, junto à Ribeira..

A  alternativa, comenta, é subir um grande número de degraus, o que não é fácil para alguns utentes. “Se forem jovens serve como alternativa, mas nem todos as podem subir. Há pessoas de muita idade e muitos deles não conseguem.”

Manuel Póvoa refere que há cerca de duas semanas algumas pessoas ficaram retidas no elevador e foi necessária a intervenção de moradores vizinhos e a comparência dos bombeiros. “Ficaram pessoas presas e acabaram por ficar enervadas. Houve pessoal aqui da zona que abriu as portas e lá conseguiram sair os miúdos, o resto eram as mães. Estava lá o senhor do elevador e lá o conseguimos tirar também”.  Apesar de as avarias com pessoas no interior do elevador não serem raras, esta terá sido a primeira em que foi necessária a intervenção dos bombeiros.

Além da índole turística, o elevador serve de acesso a algumas hortas biológicas e ao Centro Social do Barredo, que se encontram na parte de cima da encosta. Orquídeo Silva possui, juntamente com a mulher, uma horta próximo da saída do elevador e as avarias não o ajuda a ir lá tantas vezes quanto gostaria. “Vou menos vezes à horta e quando vou subo pelas escadas, que ainda são para aí 80 degraus”.

Também o funcionamento do Centro Social do Barredo é afectado. “As crianças têm que subir os degraus, felizmente não houve nenhum acidente, mas é um constrangimento quando se realizam actividades”, afirma Rita Matos, directora de serviços da instituição.

As educadoras de infância, responsáveis por cerca de 50 crianças, vêem o seu trabalho redobrado e as dificuldades de acesso já levaram a instituição a cancelar alguns eventos e a repensar outros. “A avaria impede que consigamos levar algum material e obriga a ter mais prevenção e pensar duas vezes antes de realizar algumas actividades”. Nalguns casos, o centro viu-se mesmo obrigado a recorrer a outros espaços “com mais condições”, até porque o acesso pelo Túnel da Ribeira, actualmente em obras, também está condicionado.

O ascensor funciona habitualmente de segunda a sexta-feira, entre as 8h e as 19h30, e está em funcionamento desde 2010, altura em que foi reactivado depois de dois anos parado devido a uma avaria.

O elevador da Lada é gratuito e tem funcionários destacados para acompanhar o seu funcionamento. As interrupções têm prejudicado os utentes que lançam críticas à gestão do espaço: “A [empresa municipal] Domus Social é que é a responsável por isto tudo. Se andasse a par dos acontecimentos, porque duvido muito que o responsável maior tenha conhecimento, isto não estava assim. É muito triste o que está a acontecer em plena zona histórica do Porto”, considera Manuel Póvoa.

Na semana passada, o PÚBLICO  pediu esclarecimentos sobre a situação à Câmara Municipal do Porto, não tendo ainda recebido resposta.

Sugerir correcção
Comentar