Citigroup paga 7000 milhões em multas e indemnizações a clientes

Impacto do acordo penalizou as contas do segundo trimestre, com queda nos lucros superior a 90%.

Foto
Venda de produtos de risco penalizada

O banco norte-americano Citigroup vai ter que pagar 7000 milhões de dólares em multas às autoridades federais e indemnizações a clientes por ter vendido obrigações de baixa qualidade e elevado risco no período que antecedeu a crise financeira de 2008 - conhecida como a crise do subprime.

O acordo agora selado põe fim a meses de investigaçoes das autoridades norte-americanas que visou apurar até que ponto o banco e as suas subsidiárias enganaram os clientes com produtos considerados lixo. Na sua maioria, tratava-se de obrigações associadas a contratos de crédito á habitação que entraram em incumprimento quando o preço das casas entrou em declínio nos Estados Unidos.

A multa imposta ao Citigroup ultrapassa a metade do que o JP Morgan foi obrigado a desembolsar em Novembro passado por comportamentos similares. O grupo liderado por jamie Dkmon aceitou um acordo que envolvia o pagamento de 13 mil milhões de dólares.

O Bank of America está, também sob investigação. A agência Bloomberg estima que, neste caso, o banco poderá ter de pagar 17 mil milhões de dólares em multas e indemnizações.

As contas do Citigroup relativas ao segundo trimestre, reveladas esta segunda-feira, apontam um recuo de mais de 90% nos lucros, com o banco a incluir 3700 milhões de dólares de provisões para fazer face às penalizações judiciais.

 

 

Sugerir correcção
Comentar