Investigadores e artistas de som reunidos em Viseu

Foto

Nas cidades o som é omnipresente, indiferenciado, conflitual. É por isso cada vez mais necessário pensar o som, para que possamos com ele ter uma relação mais ecológica. Para que em vez de quantidade, possamos ter qualidade.

Quem o diz é a investigadora Raquel Castro, curadora do programa Invisible Places Sounding Cities, que integra concertos, masterclasses, instalações ou salas de escuta, para além de um simpósio internacional com a chancela da World Forum for Acoustic Ecology (WFAE), que contará com investigadores e artistas de todo o mundo da área do som. 

O programa começa na próxima sexta-feira (até domingo), quando se celebra o World Listening Day. A partir do mote da edição deste ano (“Para Lá do Visível”) o simpósio foi pensado para não ser apenas um acontecimento académico.

Para além dos concertos e instalações de arte sonora, espalhadas por diversos espaços, que revelam que o som provoca memórias ou desperta emoções, haverá também, por exemplo, workshops de educação auditiva para crianças. A ideia é consciencializar. Porque o som afecta. A qualidade da comunicação. O ambiente. Ou a saúde física e psicológica.

Por outro lado existe o intuito de mostrar à comunidade o que tem vindo a ser feito em termos de investigação científica. Um tipo de pesquisa pluridisciplinar, que por norma alia estudiosos das mais diversas áreas de actuação, da arquitectura à sociologia, do urbanismo à acústica. No total haverá participantes de 25 países e, no final, pode vir a ser criada uma filial em Portugal da World Forum, a organização mundial que liga as várias instituições que actuam na esfera da intervenção pública da ecologia do som.

No simpósio abordar-se-á o som das cidades, o planeamento urbanístico em ligação com o som, o papel que a arte sonora pode desempenhar em espaços públicos ou a identidade e os lugares e a forma como o som afecta essas variáveis. Esses serão alguns dos tópicos de um simpósio que se pretende virado para fora,  para que num futuro próximo possamos habitar em sociedades mais conscientes sonoramente.

Sugerir correcção
Comentar