A maior goleada a um país anfitrião do Mundial

Os vários recordes que ficaram estabelecidos com o triunfo da Alemanha em Belo Horizonte sobre o Brasil.

Foto
Klose: quatro Mundiais, 16 golos ADRIAN DENNIS/AFP

Com o golo marcado ao Brasil, Miroslav Klose tornou-se no maior goleador da história dos Mundiais de futebol, chegando aos 16 golos em quatro edições do torneio e deixando, em definitivo, para trás o brasileiro Ronaldo, que tem 15. Mas este não foi o único recorde batido no histórico jogo em Belo Horizonte e que terminou num triunfo da Alemanha sobre o Brasil por 7-1.

Nunca um país anfitrião tinha sofrido uma derrota tão pesada e nunca um jogo de uma meia-final tinha tido uma diferença tão grande. Antes deste jogo, o recorde de uma meia-final pertencia à selecção da República Federal da Alemanha, que goleou a Áustria por 6-1 no Mundial de 1954, que seria conquistado pelos alemães.

O jogo de uma eliminatória com maior diferença aconteceu nos quartos-de-final em 1938, com a Suécia a derrotar Cuba por 8-0. Já o jogo com mais golos num Mundial (entre fase de grupos e eliminatórias) pertence à Áustria, que, também em 1954, derrotou a Suíça por 7-5 nos quartos-de-final.

As derrotas mais pesadas em Mundiais aconteceram durante a fase de grupos. A maior diferença registada num jogo foi de nove golos e aconteceu por três vezes. Em 1982, a Hungria derrotou El Salvador por 10-1, em 1974 a Jugoslávia esmagou o Zaire por 9-0 e, em 1954, a Hungria triunfou sobre a Coreia do Sul também por 9-0.

Com este jogo, a Alemanha tornou-se recordista em vários capítulos da história do Mundial. É a selecção com mais jogos (105), mais golos marcados (223) e mais finais disputadas (8) no torneio.

Sugerir correcção
Comentar