ICQ com novos recursos e design quer fazer frente ao Whatsapp

Nova versão da app tem funcionalidades como chamadas de vídeo e envio de mensagens grátis mesmo para quem não tem ICQ. Luta entre serviços de mensagens instantâneas está mais renhida

Foto
ICQ já foi um dos serviços de mensagens mais populares na Internet DR

Fazia as delícias de quem trocava mensagens via Internet no início da década de 2000 e deixou muita gente saudosa quando, aos poucos, foi sendo engolido por outros programas como o MSN Messenger. Depois do regresso ao mercado em 2012, com aplicações para Android e IOS, o ICQ lançou esta segunda-feira uma actualização que quer colocar o seu software no patamar de serviços como o WhatsApp, o Viber e o Skype e entrar definitivamente na renhida disputa de público dos serviços de mensagens instantâneas.

A versão ICQ 8 surge com um design renovado e novas funcionalidades que apesar de não serem uma novidade absoluta se tornam relevantes por estarem todas juntas num mesmo software.

A aplicação permite, por exemplo, a criação de grupos (como no WhatsApp), de chamadas de voz (como o Viber) e também de vídeo (tal como o Skype). Para utilizar o serviço não é preciso ter uma conta, basta o número de telemóvel, e é possível o envio de mensagens gratuitamente, mesmo para quem não usa ICQ.

Com esta versão é ainda possível o envio de fotos, vídeos, áudios, documentos Word e PDF — e, claro, o famoso som de notificação “oh oh” continua exactamente igual. O ICQ 8 está disponível para download no site da empresa para sistemas operacionais Android, iOS, Windows Phone e PC.

Criado em 1996 por quatro jovens israelitas, o ICQ foi um dos primeiros serviços de mensagens instantâneas na Internet tendo caído um pouco em desuso em Portugal com a popularização do MSN Messenger, que foi descontinuado há cerca de um ano.

Sugerir correcção
Comentar