Estes três jovens desenvolveram uma ferramenta gratuita para médicos

Esta empresa desenvolve software — que constrói modelos em 3D a partir de scans bidimensionais — e querem disponibilizá-lo gratuitamente para profissionais de saúde

Foto
Miguel Nogueira

A história da PeekMed começa o mestrado de informática médica de João Pedro Ribeiro, feito pela Universidade do Minho. A ideia da tese foi elaborar software capaz de transformar TACs e radiografias em modelos 3D, capazes de assistir profissionais de saúde no planeamento de intervenções cirúrgicas.

Cerca de um ano depois, no princípio de 2014, João junta-se a dois colegas da alma mater (Jaime Campos, também de Informática Médica, e Sara Silva, de Electrónica Médica) e juntos lançam a PeekMed, uma start-up que pretende tornar este software de imagiologia numa realidade vendável.

João Pedro fala ao P3 de um "mercado muito sensível". "Por isso achamos melhor testar bem a aplicação antes de partir para o mercado". É no princípio deste ano que começam a distribuír a aplicação por um grupo de 25 médicos na zona norte, tendo recolhido até ao momento feedback bastante positivo. Após ajustar a aplicação de acordo com algumas sugestões, pensam entrar no mercado já no final de 2014.

Foto

O médico não deve pagar

Foto
Miguel Nogueira

A utilidade do PeekMed prender-se-à sobretudo com a planificação de intervenções cirúrgicas. João Pedro sugere uma "analogia rude" com o programa de desenho vectorial Autocad, neste momento uma ferramenta já indispensável no desenho arquitectónico. Para além da funcionalidade de construír modelos 3D da zona do corpo a ser intervencionada, o programa possui também uma base de dados compreensiva de próteses e acessórios operatórios, permitindo aos profissionais de saúde escolher a melhor combinação de ferramentas para cada caso.

No entanto, esta aplicação destaca-se por um laivo de missão: os fundadores desta start-up querem ceder o programa gratuitamente a médicos, optando apenas pela venda a empresas de osteosíntese (fabricantes de próteses ósseas). "Esta não é de todo a situação normal no mercado, os poucos programas que têm uma acção semelhante são vendidos a preços exorbitantes a profissionais e unidades hospitalares", afirma João Pedro, concluindo que os três fundadores da PeekMed concordaram que "um médico não deve pagar por um produto que o vai ajudar a melhor tratar os seus pacientes".

Texto editado por Luís Octávio Costa 

Sugerir correcção
Comentar