Segurança reforçada na Figueira da Foz nos dias do festival de música na praia

Foto
Praia de Quiaios, Figueira da Foz. Carla Carvalho Tomás / Arquivo

A segurança vai ser reforçada na Figueira da Foz durante a realização, na sexta-feira e no sábado, do RFM SOMNI, o festival de música electrónica que levará cerca de 60 mil pessoas à cidade, disse fonte da Protecção Civil municipal.

O dispositivo de segurança no interior e junto ao recinto de 15 mil metros quadrados, instalado entre a praia do Relógio e o molhe norte do porto comercial, compreende meios da Polícia Marítima, Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), Bombeiros Municipais e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).

De acordo com Nuno Osório, comandante da Protecção Civil municipal, no molhe norte será instalado um posto médico avançado com cerca de 30 operacionais da CVP - médicos, enfermeiros e socorristas - três ambulâncias em permanência, uma viatura de combate a incêndios, uma ambulância todo-o-terreno passível de se deslocar ao areal e duas moto-4, uma delas equipada com uma maca de plano duro para transporte de eventuais feridos.

O dispositivo inclui ainda uma embarcação do ISN no mar e meios da Polícia Marítima - que verá o seu efectivo reforçado - também de prevenção na embocadura do rio Mondego, quatro nadadores salvadores, um piquete de seis homens dos Bombeiros Municipais e uma moto-4 de combate a incêndios na zona junto ao palco "para prevenir eventuais incidentes com pirotecnia ou eléctricos", frisou Nuno Osório.

O comandante apelou aos espectadores "para que se protejam do sol, com hidratação constante e protecções devidas", já que nos dois dias do festival "são esperadas temperaturas a rondar os 30 graus".

Nuno Osório apelou ainda aos proprietários dos bares e restaurantes da cidade para que não deixem sair recipientes de vidro dos seus estabelecimentos, como copos e garrafas, para prevenir acidentes.

Já fonte do gabinete da presidência da autarquia disse à agência Lusa que a segurança na cidade, a cargo da PSP, também será reforçada, nomeadamente através da presença de meios da Unidade Especial de Polícia (Corpo de Intervenção), mas também com mais homens fardados e à civil, das brigadas de intervenção rápida e investigação criminal.

A circulação automóvel na zona turística do Bairro Novo - fronteira à praia da Figueira da Foz e onde se situam grande parte dos hotéis, bares e restaurantes da cidade e ainda o Casino - será condicionada e as entradas naquela área da cidade - ruas Miguel Bombarda, Liberdade e Bernardo Lopes - poderão mesmo ser encerradas ao trânsito "por questões de manutenção da ordem pública", se as autoridades assim o determinarem.

A 3.ª edição do RFM SOMNII - O Maior “Sunset” de Sempre, pretende ser a maior festa de praia da Europa em dois dias de música na praia da Figueira da Foz, o mais extenso areal urbano do continente europeu.

O cartaz integra nove artistas, incluindo nomes maiores do panorama mundial da música electrónica de dança e outros géneros musicais, como Alesso, DVBBS, Cédric Gervais, W&W ou o português Pete Tha Zouk, entre outros, que serão responsáveis por nove horas diárias de entretenimento, entre as 15h e as 24h.

 

 

Sugerir correcção
Comentar