Vêm aí vários dias de sol e calor

Termómetros vão subir acima dos 30 graus Celsius em grande parte de Portugal continental

Foto
Mario Tama/AFP

Depois de um início de Verão morno, com toda a gente a perguntar onde está o calor, Portugal vai ter agora vários dias de sol e temperaturas altas. Nas previsões a dez dias do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os termómetros vão subir acima dos 30 graus Celsius em grande parte do país, sobretudo no interior. E sol vai brilhar praticamente sem nuvens no céu.

As cartas meteorológicas do IPMA mostram para os próximos dias, sobre os Açores, um persistente anticiclone — uma zona de altas pressões atmosféricas, normalmente associada a bom tempo no resto do país.

Com isso, o que se prevê são dez dias de escassa ou nenhuma nebulosidade, ou seja, com o sol a brilhar em pleno sobre o Continente.

E as temperaturas, segundo o IPMA, vão subir, chegando a atingir os 35ºC em Santarém, na quinta-feira. Beja, Évora e Lisboa chegarão aos 34ºC entre quarta e quinta-feira, Bragança aos 33ºC, Portalegre aos 32ºC, Coimbra e Leiria aos 31ºC. Em Faro, já na segunda-feira estarão 30ºC. E no Porto, a máxima prevista é de 31ºC.

A oscilação do estado do tempo é comum na transição entre a Primavera e o Verão. O mês de Maio foi particularmente sintomático, com muito calor no princípio e muito frio mais para o final. Segundo o IPMA, houve uma variação de quase 35 graus entre a mínima registada naquele mês (-0,1ºC em Carrazeda de Ansiães, no dia 24) e a máxima (34,8ºC em Tomar, no dia 16).

Com o calor, há contudo seis concelhos dos distritos de Faro, Santarém e Castelo Branco que apresentam nesta segunda-feira risco muito elevado de incêndio, de acordo com o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os concelhos de Monchique, Loulé e Alcoutim (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco) são os que apresentam o risco mais elevado da escala do IPMA, que engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

Sugerir correcção
Comentar