Câmara de Pinhel cria museu dedicado ao pintor José Manuel Soares

O investimento global é de 400 mil euros.

A Câmara de Pinhel está a adaptar o antigo edifício do Paço Episcopal a Casa da Cultura, para acolher um museu dedicado ao pintor José Manuel Soares, a biblioteca e o museu municipal, foi hoje anunciado.

Segundo o presidente da autarquia, Rui Ventura, o investimento global de 400 mil euros está a ser realizado por duas fases, estando a primeira relacionada com a criação do Museu Pintor Mestre José Manuel Soares, que deverá abrir em Agosto.

O museu dedicado ao mestre Soares, que acolherá cerca de 175 obras do pintor, avaliadas em 600 mil euros, vai ocupar o primeiro piso do edifício.

Rui Ventura referiu hoje à agência Lusa que o pintor José Manuel Soares, mais conhecido por mestre Soares, é o autor das ilustrações sobre as batalhas de Portugal que, há uns anos, surgiam nos livros de História.

"Todas essas ilustrações vão estar nesse museu", adiantou o autarca de Pinhel, explicando que o espaço terá áreas de exposição permanente e de reserva, e um centro documental.

O novo equipamento será "não mais um museu, mas um museu diferenciador, que possa atrair, neste caso, não só a população em geral, mas também a população escolar, a nível nacional", esclareceu, assumindo tratar-se de "uma mais-valia" para o seu concelho e para a região.

O Museu Pintor Mestre José Manuel Soares, cuja instalação envolve custos de 150 mil euros, deverá ser inaugurado no dia 25 de Agosto, no âmbito das comemorações do feriado municipal de Pinhel.

A segunda fase do investimento, no valor de 250 mil euros, está relacionada com a instalação da biblioteca e do museu municipal no edifício do antigo Paço Episcopal da cidade de Pinhel.

Rui Ventura também sublinha a importância da instalação do museu municipal no novo espaço uma vez que 90% do seu espólio "não estava à vista da população há cerca de 20 anos".

"Nós vamos devolver esse espólio para que a [população da] cidade e quem nos visita possa ter acesso e conhecer esse espólio", indicou.

A Câmara Municipal de Pinhel está a realizar as obras de adaptação daquele imóvel a Casa da Cultura com fundos próprios, mas o seu presidente admite a possibilidade de apresentar uma candidatura a fundos comunitários.

O edifício do antigo Paço Episcopal de Pinhel, edificado em 1783, é propriedade do município e nos últimos anos funcionou como residência de estudantes.

Sugerir correcção
Comentar