Rubis compra negócio de distribuição de GPL da BP por 115 milhões de euros

Negócio já tinha sido anunciado pela BP em Agosto de 2013, mas só ficou concluído na semana passada.

Foto
Grupo francês Rubis está presente em 25 países Nuno Santos

A Rubis anunciou nesta segunda-feira a compra do negócio de distribuição de gás de petróleo liquefeito (GPL) da BP em Portugal por 115 milhões de euros.

A operação já tinha sido anunciada pela BP em Agosto de 2013, mas só ficou concluída na semana passada, segundo um comunicado divulgado pelo grupo francês de distribuição de GPL e produtos de petróleo. A venda inclui as instalações de armazenamento da BP em Faro e as instalações de armazenamento e de enchimento de Matosinhos, assim como a participação da empresa no terminal Sigás (Sines) e na Companhia Logística de Combustíveis.

Com esta operação, a Rubis Energia Portugal, nova subsidiária do grupo francês passa a “ocupar a segunda posição no mercado nacional, com um total de 146 mil toneladas vendidas em 2013 e torna-se a maior subsidiária de GPL da Rubis Energia”.

Segundo a empresa, a operação adquirida à BP abastece directamente mais de quatro mil clientes industriais e comerciais que fornecem mais de 700 mil consumidores. O negócio tem vendas anuais de cerca de 150 mil toneladas de granel e garrafas de GPL.

Enquanto a BP deixa o segmento de distribuição de GPL, a Rubis dá corpo à sua estratégia de “crescimento em nichos de mercado”, através de um negócio “com ampla autonomia e totalmente integrado, desde a compra do produto até à comercialização”, que “beneficia de uma vasta rede de revendedores e clientes em todos os canais de venda”, refere o comunicado.

A Rubis foi criada em 1990, em França, e está presente em 25 países, na Europa, África e região das Caraíbas, empregando cerca de 1500 pessoas. A empresa concentra o seu negócio na Rubis Terminal (armazenamento de líquidos) e na Rubis Energia (distribuição de GPL e produtos petrolíferos), tem vendas anuais de cerca de três mil milhões de euros e um resultado operacional bruto (EBITDA) superior a 200 milhões, adianta o comunicado.

 

 

Sugerir correcção
Comentar