Convite a clubes da I Divisão era “a única solução”

Em comunicado, a FPR esclarece que cumpriu os regulamentos ao convidar o Sporting para disputar a Divisão de Honra

Foto
DR

A Federação Portuguesa de Rugby (FPR) emitiu nesta sexta-feira um comunicado onde esclarece a polémica em torno da escolha do nome do substituto do Caldas Rugby na Divisão de Honra para a temporada 2014-15.

Segundo a FPR, o procedimento seguido teve “por base o Regulamento Campeonato Nacional da Divisão de Honra, seja na sua versão 2012/2013 (aplicável à época 2013/2014) quer seja na versão aplicável à época que ora se inicia, de 2014/2015 e que regula a referida situação, pois é essa a época em causa”.

Para a federação, “perante a não apresentação da inscrição pelo Caldas Rugby Clube e consequente desinteresse na subida de Divisão”, “a única solução, no escrupuloso cumprimento das normas, seria o convite aos demais Clubes que disputaram o Campeonato da I Divisão, observando sempre o mérito desportivo.”

Foto

No entanto, apesar de fundamentar a sua decisão, a FPR informa que tendo o RC Montemor apresentado recurso para o Conselho de Justiça, “a homologação do sorteio do Campeonato Nacional da Divisão de Honra 2014/2015 e a participação do Sporting CP Rugby ou do RC Montemor no mesmo, ficarão condicionados à decisão a proferir pelo” órgão federativo.

Foto

Comunicado da Direcção da FPR

Foto

"Na sequência da indicação recebida do Caldas Rugby Clube, 1.º classificado no Campeonato da I Divisão 2013/2014, da desistência da sua subida à Divisão de Honra, não apresentando inscrição no Campeonato Nacional da Divisão de Honra 2014/2015, depois de requerer o indispensável parecer jurídico, foi iniciado um processo de consulta aos demais Clubes, por ordem de classificação final nesse Campeonato da I Divisão e por forma a preencher a vaga existente. Apenas o Sporting CP Rugby aceitou esse convite, tendo os demais Clubes, anteriormente contactados, recusado.

Este procedimento, encetado pela FPR, tem por base o Regulamento Campeonato Nacional da Divisão de Honra, seja na sua versão 2012/2013 (aplicável à época 2013/2014) quer seja na versão aplicável à época que ora se inicia, de 2014/2015 e que regula a referida situação, pois é essa a época em causa.

Em qualquer caso, está especificamente previsto que o 10.º classificado da Divisão de Honra desce à I Divisão e o vencedor do Campeonato da I Divisão subirá à Divisão de Honra (cfr. arts. 1.º desses Regulamentos).

Perante a não apresentação da inscrição pelo Caldas Rugby Clube e consequente desinteresse na subida de Divisão, como ocorreu, e considerando que o 10.º classificado da Divisão de Honra tem que disputar o Campeonato da I Divisão, por previsão expressa do Regulamento, é manifesto que a única solução, no escrupuloso cumprimento das normas, seria o convite aos demais Clubes que disputaram o Campeonato da I Divisão para ocuparem a vaga em aberto, observando sempre o mérito desportivo, ou seja, a ordem da classificação obtida, o que se fez, tendo o Sporting CP Rugby aceite o convite endereçado por esta Federação e já participado no respectivo sorteio.

No entanto, e tendo entretanto o 10.º classificado da Divisão de Honra, RC Montemor, apresentado Recurso para o Conselho de Justiça dessa decisão da Direcção, foi desde logo transmitido aos presentes no referido sorteio que este ficaria condicionado à decisão a proferir por esse Órgão.

Assim, a homologação do sorteio do Campeonato Nacional da Divisão de Honra 2014/2015 e a participação do Sporting CP Rugby ou do RC Montemor no mesmo, ficarão condicionados à decisão a proferir pelo Conselho de Justiça desta Federação, decisão essa que naturalmente se acatará."

Sugerir correcção
Comentar