Design: White Studio premiado (mais) duas vezes pela Graphis

“Arquitectura de Autor” e “Inside Outside” são dois projectos portugueses com um ponto em comum: ambos foram distinguidos pela Graphis na categoria Livros

Foto
DR

“É preciso realçar uma certa persistência e continuidade na atribuição deste tipo de prémios a designers portugueses”. Assim acredita Eduardo Aires, do White Studio, depois de angariar mais dois prémios na competição promovida pela agência norte-americana Graphis: a prata, conquistada pelo livro “Arquitectura de Autor” e um prémio de mérito atribuído ao ensaio monográfico “Inside Outside”.

Entre os vinte livros distinguidos na competição “Design Annual 2015”, os dois portugueses do gabinete White Studio “fogem ao arco de prémios recebidos pelo estúdio até agora”, como explica Eduardo Aires ao P3, até porque os anteriores tinham sido na "área da embalagem e vinhos".

“Arquitectura de Autor” não é só um livro, é um projecto “único” com 100 exemplares que reúne cadernos de “autores menos conhecidos mas de igual mérito”. O livro — nao é uma pasta de arquivo mas a sua capa pode fazer lembrar — foi produzido para a Câmara Municipal de Guimarães e contém documentos escritos de vários projectos “que hoje são meros e-mails ou formulários”. Revela ainda a biografia dos arquitectos, indicando também “muito do que está na origem [do projecto] e muito do que é hoje em dia”. A comercialização dos livros é da responsabilidade da Câmara mas “dada a sua complexidade, deverão ter um estatuto de exemplares únicos”, explica.

Foto
Inside Outsite é um ensaio monográfico de Eduardo Aires DR

A título particular, e com o patrocínio de uma empresa de papel alemã, foi produzida a segunda distinção — desta vez de mérito — do White Studio. “Inside Outside” é um ensaio monográfico e o trabalho dos últimos três anos do também professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. O livro é sobretudo aquilo que o próprio é e faz “como designer e como homem”.

Foto
A obra de mérito tem post-it colados à mão em toda a obra DR

“Inside”, o que recebe, e “Outside”, o que faz, representa “a dialéctica da vida” produzida em 2000 exemplares, metade em português e metade em inglês. A colecção contabiliza 72 mil "post-it" colados à mão e cada obra vai estar à venda brevemente por 30 euros.

Foto
Arquitectura de Autor reúne cadernos com documentos de vários projectos DR

A lado do White Studio, mais quatro portugueses arrecadaram prémios. O português Nuno Duarte Martins conquistou o ouro com o troféu para a Federação Portuguesa de Futebol, António Queirós e António Cruz foram distinguidos com mérito pela embalagem do Azeite “Occidens” e o livro Univers(al)idade e “l’Abbeye Thoronet”, de António Queirós, foi ainda reconhecido na categoria Ambiente.

Sugerir correcção
Comentar