Distrital de Santarém do PS contra congresso electivo e eleição directa do secretário-geral
Presidente da comissão política da federação apoia o secretário-geral António José Seguro.
António Gameiro, presidente da distrital socialista de Santarém, disse nesta quarta-feira à Lusa que, em reunião realizada na terça-feira à noite, o documento subscrito por 35 militantes foi chumbado por 28 votos contra 26.
Subscrito, nomeadamente, por autarcas e ex-autarcas do distrito de Santarém eleitos pelo PS, o documento exigia "uma clarificação" dentro do partido, que, defendiam os signatários, "só pode ter lugar num congresso extraordinário electivo e com a criação de condições que conduzam à eleição de um secretário-geral que mereça a confiança dos militantes do Partido Socialista, e que seja visto pelos portugueses como uma alternativa válida à actual maioria de direita para governar Portugal". Entre os subscritores contavam-se os presidentes das câmaras de Abrantes, Alcanena, Vila Nova da Barquinha, Torres Novas e Coruche e os presidentes das assembleias municipais de Abrantes, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha e Coruche.
O documento, divulgado no início de Junho, dias depois de António Costa anunciar a sua disponibilidade para assumir a liderança do PS, está ainda assinado por Silvino Sequeira (ex-presidente da Câmara de Rio Maior), Vanda Nunes (ex-presidente da Câmara de Alpiarça), Carlos Nazaré (ex-presidente da Câmara de Rio Maior), Dionísio Mendes (ex-presidente da Câmara de Coruche), Arlino Santos (ex-presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior), Vera Noronha (ex-presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça) e Botas Castanho (ex-vereador da Câmara de Santarém).
António Gameiro, apoiante do actual secretário-geral do partido, adiantou à Lusa que na segunda-feira vai apresentar publicamente a sua candidatura a novo mandato à frente da distrital, nas eleições que se realizam no início de Setembro.
Na próxima sexta-feira, António José Seguro participa numa sessão pública no distrito, agendada para as 21h no cineteatro Sá da Bandeira, em Santarém.