Esta impressora transforma garrafas PET em objectos

Em parceria com a Coca-Cola e com o rapper Will.i.am como director de criação, a Ekocycle Cube reutiliza plástico e cria objectos. Lançamento previsto para este ano

Foto
DR

Capas de telemóveis, pulseiras, casas para pássaros, objectos de decoração e design, sapatos... E se a criação de peças como estas estivesse à distância de um botão de uma impressora que podes ter na tua própria casa? Uma parceria entre a Coca-Cola e o rapper Will.i.am torna a ideia ainda este ano com o lançamento da Ekocycle Cube, uma impressora que reutiliza plástico para criar objectos.

A Ekocycle Cube é baseada num produto anteriormente criado pela 3D Systems, o Cube 3. O novo dispositivo tem controlos touchscreen semelhantes, mas “uma aparência mais atraente e só pode imprimir filamentos parcialmente comprimidos a partir de plástico reciclado”, explica o Inhabitat.

3 garrafas = 1 cartucho

Foto
A impressora deverá estar à venda este ano por 876 euros DR

Cada cartucho de impressão é 25% constituído por garrafas de plástico PET, o que significa que por cada cartucho existem três garrafas reaproveitadas, afirma a empresa no seu site. A impressão — que pode ser em vermelho, branco e preto — é feita com ajuda de uma “app” que envia as imagens dos objectos para a Ekocycle e há desenhos previamente prontos que podem ser utilizados.

A Coca-Cola e Will.i.am estão a participar neste projecto desde 2011 e neste momento a impressora consegue imprimir objectos até 15 centímetros e resolução de 0,07 milímetros.

“O desperdício só é desperdício se o desperdiçarmos”, resume o cantor e produtor norte-americano Will.i.am na apresentação do produto. A impressora deverá estar à venda este ano por 1200 dólares (cerca de 876 euros).

Sugerir correcção
Comentar