Mundial 2014 é o evento mais comentado da história do Facebook

Recorde de mil milhões de interacções nas primeiras duas semanas da competição. O Portugal-Alemanha foi, até agora, o segundo jogo que gerou mais publicações, "gostos" e comentários.

Foto
O Portugal-Alemanha foi o segundo jogo que gerou mais interacções FRANçOIS XAVIER MARIT/AFP

A bola gira dentro do campo e fora das quatro linhas o público não lhe é indiferente. Segundo dados revelados pelo Facebook, entre os dias 12 e 29 de Junho, 220 milhões de pessoas, ou seja 17% da totalidade dos utilizadores desta rede social, geraram mil milhões de publicações sobre o Campeonato do Mundo deste ano, que passou a ser o evento mais falado da história da empresa criada por Mark Zuckerberg.

Na primeira semana do torneio registaram-se 459 milhões de interacções - nas quais estão incluídas publicações, comentários e "gostos" – sobre o Mundial de futebol. Estes números superaram amplamente o conjunto das interacções registadas este ano durante a final do campeonato de futebol americano nos EUA, conhecida como Super Bowl, que gerou 185 milhões de interacções, e os Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em Sochi, na Rússia, que geraram 120 milhões de interacções.

Até ao momento, o jogo inaugural do Mundial, que colocou o anfitrião do torneio frente à Croácia, foi a partida mais falada no Facebook, com 58 milhões de pessoas a serem responsáveis por 140 milhões de interacções. 

De acordo com o diário desportivo L’ Equipe, o segundo jogo com mais interacções na rede social criada por Mark Zuckerberg foi o confronto entre Portugal e a Alemanha. Em quarto lugar, aparece novamente um jogo disputado por Portugal, desta vez contra os Estados Unidos.

Para além dos jogos, as publicações dos jogadores presentes no Campeonato do Mundo, nomeadamente as de Neymar, também têm contribuído para este recorde histórico nas redes sociais. O avançado brasileiro foi o autor de sete das dez publicações mais populares do evento, sendo a mais popular uma fotografia em que aparece ao lado de Hulk, antigo jogador do FC Porto. A fotografia dos dois jogadores da selecção canarinha conta já com mais de 2,6 milhões de "gostos" e 72 mil partilhas.

O director de parcerias do Facebook, Nick Grudin, em declarações à Reuters, confirmou que os utilizadores estão “a conversar no Facebook sobre o que vêem [no Campeonato do Mundo] numa escala sem precedentes”. 

PÚBLICO -
Foto

“Para além das partilhas e de se ligarem aos amigos, as pessoas interagem, em tempo real, com os órgãos de comunicação e com as figuras públicas de que mais gostam”, realçou o director do Facebook. 

Para Nick Grudin, o Mundial é “um evento catalisador para as pessoas de todo o mundo” e isso “reflecte-se no Facebook”. 

Texto editado por Hugo Daniel Sousa