Nuno Ferreira Santos
Foto
Nuno Ferreira Santos

CDUL contactado para disputar a European Rugby Challenge Cup

Os actuais campeões nacionais foram sondados pela FPR para participarem na prova europeia na próxima temporada

A Federação Portuguesa de Rugby (FPR) contactou o CDUL para aferir da disponibilidade dos “universitários” em disputarem a pré-eliminatória de acesso à European Rugby Challenge Cup. Apesar de não terem colocado de parte essa possibilidade, os campeões nacionais não deverão aceitar o desafio de jogar a prova europeia se tal implicar uma viagem a um país do Leste europeu.

A hipótese não está definitivamente descartada pelo CDUL, mas a eventual entrada dos “universitários” na prova europeia apenas acontecerá se os lisboetas tiverem como adversários equipas de países latinos (Espanha ou Itália). No entanto, ao que o P3 Râguebi apurou, os responsáveis pela Rugby Europe pretendem que o representante português dispute a pré-eliminatória contra um clube da Geórgia.

A confirmar-se este cenário, o CDUL, por motivos desportivos e financeiros, sendo este factor o mais relevante, não terá disponibilidade para ser o representante nacional na European Rugby Challenge Cup. Na última temporada, Portugal participou na Amlin Challenge Cup, tendo sido representado pelos Lusitanos XV, equipa formada por jogadores que alinhavam no campeonato português e que entrou directamente na fase de grupos.

No entanto, para 2014-15, a Rugby Europe, antiga FIRA-AER, procedeu a algumas alterações no formato da competição, sendo que uma das mais significativas é a entrada de dois clubes provenientes de uma fase de qualificação, que se vão juntar aos representantes do Top 14 (oito equipas), da Premiership (cinco) e da Pro 12 (cinco).     

PÚBLICO -
Foto
PÚBLICO -
Foto
Sugerir correcção