Eles querem uma selva nas prateleiras lá de casa

Foi sob os temas Selva, Campo, Mar e Floresta que Ana Ferreira e Luís Leite criaram uma colecção de objectos “simples” mas “intemporais”. O trabalho que definem como o seu alter-ego alia duas principais preocupações: a estética e a sustentabilidade

Ana Ferreira e Luís Leite são os criadores do projecto DR
Fotogaleria
Ana Ferreira e Luís Leite são os criadores do projecto DR
DR
Fotogaleria
DR

“Brinca com a Natureza” serve de mote para a colecção de objectos desenvolvida por Ana Ferreira e Luís Leite, dois jovens do Porto licenciados em Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Em 2006, quando começaram a desenhar e criar brinquedos para o sobrinho, nasceu a vontade de desenvolver um projecto mais a fundo, o que deu origem à primeira ideia concebida do projecto a que deram o nome Bleebla, a “Caixa dos Bichos”.

Inspirados na colecção “Building Zoo” do casal norte-americano Caplan e na criação "Sedici Animali" que o Italiano Enzo Mari desenhou para a Danese, Luís e Ana criaram a primeira “Caixa dos Bichos”, seguindo uma “lógica de puzzle associada aos bichos de madeira”, explicou Ana Ferreira ao P3. Dez animais a espreitar, onde cada um “encontra o seu abrigo em forma de negativo” é o que se pode ver na obra que levou os dois jovens a serem seleccionados para a primeira edição do POP’s - Projectos Originais Portugueses - da Loja de Serralves. Produzida originalmente em MDF - uma mistura de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos - é agora criada em cortiça e madeira, por serem materiais totalmente “biodegradáveis, renováveis e recicláveis”.

A opção pela utilização de materiais naturais, como é o caso da madeira e a cortiça, deve-se sobretudo à vontade de “tirar partido da sua qualidade expressiva”. Além disso, a escolha de materiais de origem portuguesa ou europeia está associada a questões de sustentabilidade já que há ainda uma tentativa de “minimizar as cargas ambientais utilizando matérias-primas locais e, sempre que possível, de fontes ambientalmente certificadas”, garante.

Foto
A caixa dos carimbos é um dos produtos inserido no tema Selva DR

Além da “Caixa dos Bichos”, a dupla produziu também a “Caixa dos Carimbos” e o “Elefante” que pretendem atingir um público de todas as idades e não só crianças, em especial “pessoas com algum gosto e conhecimento nas áreas de design e arquitectura”. No futuro, Ana e Luís querem ainda trabalhar em novos temas e produtos tais como cavalinhos de baloiço ou carros de puxar.

Foto
O elefante funciona como puff e peluche DR

Os preços das peças variam entre os 65 e os 135 euros e estas podem ser encomendadas na loja online da marca.

Sugerir correcção
Comentar