Benfica recebe 2,4 milhões com a venda de Garay

“Encarnados” só detinham 40 por cento do passe do defesa internacional argentino, que assinou por cinco temporadas com o Zenit.

Garay esteve três épocas no Benfica
Foto
Garay esteve três épocas no Benfica Patrícia de Melo Moreira/AFP

Ezequiel Garay vai ser jogador do Zenit de São Petersburgo para as próximas cinco temporadas, com o Benfica a receber 2,4 milhões de euros pelos 40 por cento dos direitos económicos e desportivos que detinha do defesa internacional argentino.

Metade do passe de Garay pertencia ao Real Madrid, clube anterior do jogador, sendo que os restantes dez por cento tinham já sido vendidos ao fundo Benfica Stars Fund por 1,175 milhões de euros.

No comunicado da SAD benfiquista à CMVM, o negócio é referido como uma venda dos direitos económicos e desportivos de Garay ao Zenit por seis milhões de euros, não esclarecendo qual a percentagem do passe envolvida.

Fonte do Benfica disse ao PÚBLICO que o negócio correspondia a 100 por cento do passe e, nestas condições, o Benfica receberá apenas 2,4 milhões, cabendo ao fundo que detinha dez por cento 600 mil euros. Quanto ao Real, receberá três milhões.

Garay chegou à Luz em 2011, num negócio paralelo à transferência de Fábio Coentrão para o Real Madrid, e afirmou-se desde logo como titular indiscutível da formação “encarnada” durante três épocas.

O central de 27 anos está, nesta altura, a disputar o Mundial de futebol no Brasil ao serviço da Argentina, tendo sido titular nos dois jogos já disputados pela sua selecção.

Quando acabar o Mundial, Garay vai, assim, para a liga russa e para a equipa de São Petersburgo, onde vai encontrar o técnico português André Villas-Boas e os jogadores portugueses Danny e Luís Neto.

"Quero agradecer a todos os que me apoiaram nestes três anos magníficos que passei no Benfica, em especial ao presidente, que acreditou e apostou em mim, e ao treinador, que me fez evoluir e atingir um nível de que muito orgulho. Este é o momento. Não podia esperar mais", disse Garay, em declarações reproduzidas pelo site oficial do Benfica.

Notícia corrigida às 18h07: altera o valor recebido pelo Benfica de seis milhões de euros para 2,4 milhões