Grécia e Costa do Marfim à procura de fazerem história

O resultado irá ditar qual das duas selecções fará história nos Mundiais e poderá ficar apurada para os oitavos-de-final.

Foto
Fernando Santos, seleccionador da Grécia Reuters

Grécia ou Costa do Marfim (ou, no limite, o Japão) estão muito perto de fazer história no Campeonato do Mundo. É que nenhuma destas duas equipas alguma vez passou a fase de grupos nos dois Mundiais em que já competiu e a última jornada do Grupo C poderá rectificar esse palmarés.

De um lado, temos a Costa do Marfim, uma equipa à qual um empate poderá bastar (em função do que fizer o Japão) para poder ficar apurada para os oitavos-de-final do Campeonato do Mundo. Por outro, a Grécia, que precisa obrigatoriamente de vencer e esperar que o Japão não derrote a Colômbia. Será um jogo intenso e com grande pressão, principalmente para a equipa helénica, orientada pelo português Fernando Santos.

A selecção comandada pelo francês Sabri Lamouchi é a única das três que ainda disputam uma das vagas do Grupo C que depende exclusivamente de si própria. A selecção marfinense tem reunida uma autêntica “geração de ouro”, com jogadores como os irmãos Touré — Yaya Touré é actualmente considerado como a estrela da selecção da Costa do Marfim — e os avançados Didier Drogba (embora longe dos tempos áureos) e Gervinho, o artilheiro da selecção africana. Na defesa tem estado em evidência o lateral do Toulouse Serge Aurier, decisivo nas acções atacantes.

Aurier e os companheiros de sector poderão, porém, ter uma dor de cabeça extra hoje, se, como tudo indica, o avançado grego Kostas Mitroglou voltar ao “onze” inicial. O goleador lesionou-se, depois de ter levado uma pancada no jogo contra o Japão, mas já voltou ontem a treinar-se com o restante plantel e é uma forte possibilidade na selecção grega.

Numa equipa com poucas soluções ofensivas, a presença de Mitroglou ganha ainda mais peso quando o que está em causa é superar as prestações nos Mundiais de 1994 e 2010. Embora não dependam apenas de si, os gregos mantêm a esperança e o veterano médio Katsouranis (que foi expulso e não jogará neste encontro) é o espelho desse estado de espírito. “Temos uma hipótese de fazer história. Vamos defrontar uma boa equipa, com jogadores de qualidade, bastante perigosos no um contra um, mas vamos tentar fazer o que nunca conseguimos em todos estes anos”, sublinhou o antigo jogador do Benfica.

O seleccionador da Costa do Marfim mostra-se optimista quanto à vitória, pedindo aos jogadores que sejam mais “eficazes” no ataque e na defesa mostrem mais “intensidade” do que no encontro frente à Colômbia. “Sabemos que cada jogo é importante, mas este pode-nos colocar numa posição boa e fazer-nos entrar de vez para a história”, acrescentou Lamouchi. Texto editado por Nuno Sousa

Sugerir correcção
Comentar