Turismo está a impulsionar reabilitação no centro histórico do Porto

Aumentam os licenciamentos para reabilitação de fogos destinados a hostels.

Foto
Hostels dinamizam centro histórico do Porto.

Cerca de metade dos fogos licenciados para reabilitação no município do Porto, no primeiro trimestre do corrente ano, estão integrados em projectos de alojamento colectivo, habitualmente destinados ao sector turístico, como são os casos dos hostels, revelou esta sexta-feira a Confidencial Imobiliário.

No período em análise, os licenciados para reabilitação destinados a hostels (estabelecimentos de hospedagem que não estão sujeitos a limites de capacidade), envolveram sete empreendimentos, que incluíam um total de 28 fogos, estando todos localizados no coração da zona histórica da cidade, designadamente nas freguesias da Sé, Vitória e São Nicolau.

No total, a autarquia portuense emitiu licenças para 57 fogos inseridos em projectos de reabilitação, dos quais 28 fogos em projectos de alojamento colectivo. Os restantes 29 dizem respeito a um só empreendimento localizado na freguesia do Bonfim.

Estes números comparam com a pouca dinâmica do licenciamento para habitação nova, que, no 1º trimestre de 2014, registou apenas um total de quatro fogos licenciados em todo o concelho.

Na análise aos últimos 12 meses (período compreendido entre o 2º trimestre de 2013 e o 1º trimestre de 2014), a emissão de licenças para habitação nova no Porto totalizou os 55 fogos, numa tendência trimestral descendente. Já no caso do licenciamento de obras em edificado (reabilitação), o volume de fogos residenciais licenciados nesse período de 12 meses foi de 104 unidades.

A Confidencial Imobiliário é uma empresa especializada na produção e difusão de indicadores de análise do mercado, detendo índices e bases de dados como o Índice Ci que é a mais antiga série sobre imobiliário em Portugal, com mais de 20 anos.

Sugerir correcção
Comentar