Presença lança nova chancela, a Jacarandá

Chama-se Jacarandá, quer ser uma chancela generalista, e vai ser dirigida por Simona Cattabiani, ex-directora editorial da Civilização

Foto
Simona Cattabiani vai dirigir a Jacarandá

O grupo editorial Presença anunciou a criação de uma nova chancela, a Jacarandá, que terá como directora editorial Simona Cattabiani, que abandonou em Novembro a editora Civilização, onde desempenhava idênticas funções. Os primeiros títulos sairão já na rentrée e, segundo um comunicado da Presença, a Jacarandá deverá lançar cerca de cinco livros por mês em Outubro e Novembro.

O catálogo será generalista e incluirá livros de “autores conhecidos e estreantes, de ficção e não-ficção, e para diversas faixas etárias". No sector infanto-juvenil (embora o livro possa previsivelmente interessar os leitores adultos), a Jacarandá vai publicar a recente estreia de Keith Richard, o guitarrista dos Rolling Stones, como autor de livros para crianças. Gus & Me: The Story of My Granddad and My First Guitar é uma homenagem do músico ao seu avô, Theodore Augustus Dupree, que tocava jazz numa big band e passou o bichinho da música ao neto. As ilustrações são da filha de Keith Richards, Theodora Dupree Richards, cujo nome homenageia o bisavô.

Simona Cattabiani trabalha no mundo da edição desde 1995 e, antes de se radicar em Portugal, colaborara na Dorling Kidersley, uma editora internacional de referência no sector do livro ilustrado, hoje integrada no grupo Penguin Random House. Cattabiani, cujo trabalho na Civilização foi muito elogiado no meio editorial, levará para a nova chancela alguns dos autores que vinha publicando na editora do Porto, como Hilary Mantel, autora da célebre biografia romanceada de Thomas Cromwell, iniciada em 2009 com o romance Wolf Hall. Mantel foi a primeira mulher a receber duas vezes o prémio Booker. Entre os autores que vinham sendo publicados na Civilização e cujos próximos títulos deverão sair na Jacarandá contam-se ainda S. J. Watson, que surpreendeu com o romance de estreia Antes de Adormecer, ou David Nicholls, autor de Uma Questão de Atracção ou Um Dia.

Sugerir correcção
Comentar