Google lança página para acompanhar em tempo real os sentimentos dos adeptos durante o Mundial

O utilizador pode manifestar-se quanto a jogos, selecções, jogadores ou resultados.

A página para o jogo de Portugal e a Alemanha
Foto
A página para o jogo de Portugal e a Alemanha Google Chrome

O Mundial de futebol arranca esta quinta-feira com o jogo inaugural entre o Brasil e a Croácia. Para acompanhar em tempo real os sentimentos que os adeptos têm quanto aos jogos, jogadores, equipas ou resultados ou saber algumas curiosidades ligadas a cada selecção, o Google lançou uma página com as tendências do Campeonato de 2014.

Através do Google Trends, foi criada uma página onde o utilizador pode pesquisar no tablet, smartphone ou computador as várias tendências relacionadas com os 32 países que vão estar em competição a partir desta noite e nos jogos entre as selecções.

Após o primeiro jogo, que se realiza às 21h de Lisboa, vão começar a ser publicadas estatísticas com base na opinião dos utilizadores e do resultado da partida.

A primeira informação que surge ao abrir a página é qual o sentimento do Brasil e da Croácia quanto à sua participação no jogo inaugural do Mundial (confiante, optimista). Os dados são feitos com base na análise da actividade do Google+. Segue-se qual o país que está a receber mais atenção neste momento através de buscas feitas no motor de busca.

É possível ainda saber qual o jogador de cada selecção que está a ter mais pesquisas sobe o seu nome ou qual o que está a suscitar mais interesse. Na página também se pode aceder às perguntas mais comuns que cada país participante faz, antes e depois de cada jogo.

Esta é uma das iniciativas lançadas pelo Google no âmbito do Mundial. O Google Maps, através do Street View, disponibilizou imagens do exterior e interior dos 12 estádios de futebol onde vai decorrer o Campeonato. Além de explorar todos os cantos dos campos, o utilizador pode “andar” por algumas das ruas decoradas especialmente para o Mundial.