Nasceu um piano nos degraus das escadas do Metro de Lisboa

É a primeira vez que, em Portugal, os utentes do Metro podem ter uma experiência musical com os seus próprios passos

Desde o dia 9 de Junho e até ao Final das Festas de Lisboa, dia 3 de Julho, a estação de metro de São Sebastião, em Lisboa, tem uma nova escadaria, em forma de piano. O teclado preto e branco permite dar cor através da música à vida daqueles que sobem e descem as escadas e que, através dos seus próprios passos, podem tornar-se agora pianistas.

A iniciativa foi organizada pela EGEAC para as Festas de Lisboa'14, com projecto da empresa pianos.pt, de Pedro Coelho e Hugo Freitas, e em colaboração com o Metro de Lisboa. De acordo com Pedro Coelho, a acção visa “pôr as pessoas com um sorriso na cara e tornar aquele que seria um dia normal num dia mais feliz”.

A estação de São Sebastião, na qual se cruzam as linhas Vermelha e Azul, foi escolhida, segundo um dos organizadores, com base em “várias propostas feitas pelo próprio Metro de Lisboa” em função da “segurança do sistema” entre portas e da “dimensão da escadaria”. “Era necessário que existissem duas escadas rolantes, uma de cada lado, e ainda ter uma escadaria que tivesse largura suficiente para colocar o piano em metade das escadas, de forma a não obrigar ninguém a passar-lhe por cima”, explicou Pedro Coelho.

Apesar de a ideia já ter sido posta em prática noutros países, é a primeira vez que ocorre uma iniciativa deste género em Portugal. Para o co-criador da pianos.pt, inaugurada em 2008, apesar de existirem “pessoas que interagem mais do que outras” nesta experiência musical, o “balanço é muito positivo”. 

Texto editado por Ana Fernandes

Notícia actualizada: a instalação está patente nas escadas do metro de São Sebastião, em Lisboa, até 3 de Julho.

Sugerir correcção
Comentar