Termómetros podem chegar aos 36 graus na próxima semana

Sol e calor sucedem a dias de chuva, em mais uma mudança no sobe-e-desce típico da Primavera.

Foto
Boas notícias para quem vai aproveitar o feriado para ir de férias Miguel Manso

Quem marcou férias para a próxima semana, aproveitando o feriado do 10 de Junho, está com sorte. O mau tempo vai dar lugar a sol em praticamente todo o território continental e os termómetros podem chegar aos 36 graus Celsius nalgumas regiões.

Segundo a previsão a dez dias do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a subida da temperatura vai ser gradual nos próximos dias e acentuada a partir da próxima quarta-feira. Em Lisboa, por exemplo, a máxima prevista para esta sexta-feira é de 20ºC. Dentro de uma semana, estarão 33ºC – 13 gaus de diferença.

Foto

O Porto passará dos 19ºC de agora para 29ºC na sexta-feira, dia 13. Faro sobe de 21ºC hoje para 33ºC no sábado, dia 14. Em Beja, já na próxima quarta-feira, dia 11, estarão 33ºC e nos três dias seguintes os termómetros chegarão aos 36ºC.

Os valores não são exactos, dado que a previsão do tempo além de três dias não é tão certeira. “Mas andará à volta disso”, afirma a meteorologista Madalena Rodrigues, do IPMA.

Neste momento, diz a meteorologista, Portugal ainda está sob influência de uma depressão e uma frente fria. Mas a chuva desta sexta-feira vai amainar nos próximos dias, mantendo-se sobretudo no litoral, acima do cabo Carvoeiro, Peniche.

No domingo, o mau tempo já estará deslocado para norte, empurrado por um anticiclone – ou seja, uma zona de altas pressões, que traz sol e, nesta época, calor. E a partir daí será muito provavelmente uma semana de bom tempo e temperaturas altas.

O sobe-e-desce do termómetro e o vaivém da chuva são normais nesta época. “A Primavera e o Outono são estações de mudança. São sempre mais irregulares”, explica Madalena Rodrigues. Na prática, nesta época o estado do tempo tanto pode inclinar-se para um regime invernal, como de Verão.

O que se passou em Maio é sintomático. O mês começou com dias de Verão, com os termómetros nos 30ºC. Depois baixou para temperaturas de Primavera, que subiram novamente na segunda semana para a casa dos 30ºC e caíram a seguir para valores quase invernais.

Agora, as temperaturas que aí vêm são normais para a época, segundo Madalena Rodrigues, num momento em que estamos a duas semanas do início oficial do Verão.

De acordo com dados do IPMA, entre 1971 e 2000, a média das temperaturas máximas em Junho, calculada com dados de todo o país, foi de 25,4ºC. Desde 2001 até agora, a média subiu para 27,2ºC.

Sugerir correcção
Comentar