Liderança dos TSD-Porto disputada por apoiantes de Menezes e Rio

Luís Artur, economista, lidera a lista T enquanto o também economista Manuel Pereira Gomes encabeça a lista A.

Foto

Personalidades que estiveram empenhadas na candidatura de Luís Filipe Menezes à Câmara do Porto, em 2013, e apoiantes de Rui Rio, protagonizam candidaturas que se defrontam nesta quinta-feira nas eleições para os novos órgãos distritais dos Trabalhadores Sociais Democrata (TSD).

Luís Artur, economista, que preside à bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto (AMP), lidera a lista T para o secretariado distrital dos TSD, uma estrutura autónoma do PSD. Para a presidência da mesa da assembleia dos TSD, a lista T candidata o actual provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares.

O também economista Manuel Pereira Gomes encabeça a lista A, apresentando Carla Maria Barros e Rui André Martins como vice-presidentes. O fundador dos TSD, Manuel Monteiro, que liderou durante vários anos a bancada do PSD na AMP e que foi adjunto da vice-presidente da Câmara do Porto Guilhermina Rego no consulado de Rui Rio, encabeça a candidatura à presidência da mesa da assembleia pela lista A.

Num apelo à renovação, Luís Artur entende que é “importante revitalizar os TSD e dar afirmação política a esta estrutura dentro do PSD” e é por isso, diz, que apresenta um “projecto inovador” que prevê a criação de "secretariados concelhios para fazer política laboral”.

Recusando conotações com a “ala menezista”, o deputado municipal afirma que a sua lista “é transversal” pese embora a sua candidatura seja integrada por pessoas próximas do ex-presidente da Câmara de Gaia, como Conceição Macedo (que foi sua secretária), entre outros, e acena com o contributo que o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto pode dar na área social para o seu projecto, que contempla, entre outras medidas, a criação de um secretariado para a juventude.

Manuel Pereira Gomes apresenta-se a votos com um programa de acção que norteia, o trabalho, a solidariedade e a educação. “Esta é uma candidatura de ambição, assente numa equipa inteligente e capaz de honrar todos os trabalhadores”, afirma o candidato, com um grande currículo na área sindical.

A lista T apresentou ao Conselho de Disciplina e Fiscalização dos Trabalhadores Social-Democratas um requerimento onde denuncia que há militantes inscritos há pelo menos seis meses e outros que foram eleitos nos órgãos distritais dos TSD que não constam dos cadernos eleitorais das eleições de hoje, que decorrem entre as 17h e as 21h na sede do Porto do PSD.

 

Sugerir correcção
Comentar