Jovens casais estão a deixar periferias e a regressar à cidade de Lisboa

A tendência não está a ser acompanhada pela construção de casas novas, mas sim pela reabilitação de imóveis antigos.

Foto
A chegada a Lisboa é uma das atracções dos cruzeiros Miguel Madeira

Os jovens casais estão a deixar as áreas metropolitanas de Lisboa e a regressar à cidade para morar, optando por reabilitar casas antigas, revela um estudo de uma agência de publicidade nacional.

“Em Lisboa há alguns factos curiosos, porque o que estamos a assistir é a um regresso dos jovens casais a Lisboa”, afirmou à agência Lusa o director-geral da agência de publicidade e marketing BBZ, Vítor Tito, referindo que as pessoas estão a deixar as zonas periféricas e “começam a valorizar o facto de poderem viver perto de onde trabalham”.

De acordo com o responsável, isto deve-se também a uma óptica de custos, “porque viver na margem sul começa a ser relativamente caro – as portagens, o combustível, as deslocações… e a rede de transportes públicos não é solução”, explicou.

O estudo sobre o potencial do mercado da renovação, que incidiu também sobre os residentes da Grande Lisboa e sobre as suas principais motivações para realizar obras, foi apresentado nesta quinta-feira em Lisboa, numa sessão que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), António Costa, do vereador do Urbanismo da autarquia, Manuel Salgado, do Bastonário da Ordem dos Arquitectos, João Santa-Rita, do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Alberto Matias Ramos e do Presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), José António Barro.

Vítor Tito indicou que esta tendência não está a ser acompanhada pela construção de casas novas, mas sim pela reabilitação de imóveis antigos. Assim, os jovens casais optam por comprar uma casa por 50 ou 60 mil euros para a renovarem.

Questionado sobre as zonas mais escolhidas por estas famílias, o representante disse que “o conceito de reabilitação urbana relacionada com as zonas históricas desapareceu”, apontando que nas Avenidas Novas, em Campolide e em Campo de Ourique há “um número significativo de habitações devolutas”, pelo que são estes os bairros mais procurados.

Vítor Tito acrescentou que o concelho com mais habitações com condições para serem renovadas é Santarém, seguido de Setúbal e só depois surgem os da Grande Lisboa.

O director-geral da BBZ assinalou, contudo, que persistem problemas neste processo, como um “distanciamento efectivo entre os arquitectos e os consumidores” e relacionados com os “custos financeiros” das obras.

Para solucionar estas e outras questões, a CML criou o programa RE9, que apresenta benefícios fiscais para os moradores que pretendam fazer obras em casa, assim como acordos com a Ordem dos Arquitectos e com o banco Montepio, para as financiar, entre outras entidades.

O vereador Manuel Salgado esclareceu hoje à Lusa que este programa permite “fazer pequenas intervenções no município”, criando assim um movimento que tem por fim “tornar a reabilitação mais atractiva” e ainda levar a que cada vez mais pessoas se fixem na cidade, que conta actualmente com 500 mil habitantes.

“Lisboa tem-se despovoado” e ainda “há pessoas que vivem em casas em mau estado”, indicou o autarca, adiantando que quer inverter esta tendência, para que a cidade se torne “mais viva e mais sustentável”.

Para o estudo foram inquiridas 800 pessoas de todo o país, das quais 47% afirmaram ter intenções de fazer estas obras.

Cerca de mil outras pessoas, com propensão para a renovação, foram inseridas em quatro focus group, e a maioria indicou que as áreas da casa que mais quer renovar é a cozinha, a casa de banho e a sala.

“Há um fenómeno que chamamos cocooning, ou seja, numa altura de crise, as pessoas vivem muito mais dentro de casa, [pelo que] se reduzem o número de refeições que fazemos fora de casa, e muitas vezes substituímos o jantar fora com os amigos por um jantar feito em casa” com os mesmos, justificou Vítor Tito, salientando que as áreas privadas da casa são vistas como “uma segunda prioridade”.

Sugerir correcção
Comentar