O próximo passo da Apple

Esta semana, a Apple anunciou o lançamento de um novo sistema operativo mobile, o iOS 8, que promete dar que falar

Foto
Apple

A Apple está a voltar ao que era antigamente. "Sexy, inovadora e no topo da vanguarda". Esta semana anunciou o lançamento de um novo sistema operativo mobile, o iOS 8, que promete dar que falar. As novas capacidades desde iOS 8 vão permitir aos "developers" de todo o mundo, criar novas aplicações com funcionalidades e características que até agora não eram possíveis. E isto porquê? Em parte, porque a Apple decidiu mudar a linguagem de programação utilizada, que já apontava algumas limitações.

Durante 20 anos a Apple utilizou o Objective-C como linguagem de programação principal, que agora decidiram deixar cair para lançar uma nova – o Swift. Os novos super poderes do iOS 8 e do Swift são muitos, alguns ainda estão a ser desenvolvidos, mas outros já foram apresentados. A começar pelas fotografias que partir de agora serão todas carregadas na Biblioteca iCloud Photo. O que permite visualizar, editar e partilhar qualquer foto usando qualquer dispositivo Apple. Ou seja, tiras a foto com o iPhone e editas com o iPad para veres melhor.

As mensagens também vão sofrer grandes alterações, tanto na forma como no conteúdo. Agora com um toque, podes facilmente adicionar uma mensagem de voz á conversa, um vídeo do que estás a ver no momento ou a localização exacta do sítio onde estás. Intuitivo e directo.Também chegaram ao fim os erros parvos do corretor automático. Era chato, mas às vezes alguns até faziam rir. O iOS 8 resolve este problema e facilita a escrita sugerindo a palavra apropriada, mas agora tendo em conta o contexto da frase.

Também reconhece se estás a escrever uma mensagem ou um E-mail, pois normalmente o tom utilizado na escrita de cada uma delas é diferente. É o teclado mais inteligente de sempre, que nos vai poupar tempo. O Design também vai ser renovado. Esta parte interessa-me especialmente, pois sei o quando é difícil fazer as coisas o mais simples possível. Novos e úteis atalhos para as pessoas com que falas mais, novas funcionalidades na gestão de E-mail e uma revolução na experiência de utilizador que, dizem eles, te vão querer fazer coisas que nem sabias que querias fazer. Eu acredito neles.Outra funcionalidade muito importante é o Family Sharing.

Até um máximo de seis pessoas é possível partilhar todas as compras efectuadas, seja uma música ou filme no iTunes, um livro no iBook ou uma nova aplicação na App Store. Sempre que um compra algo, todos a podem partilhar gratuitamente. E também facilita entre si a partilha de fotos, localizações, calendários de família entre outros. A Apple sempre deu atenção aos detalhes e o iOS 8 é reflexo disso mesmo.

Estas são apenas algumas das novas funcionalidades anunciadas pela Apple. Muitas mais ainda estão por vir, pois estão a ser desenvolvidas neste preciso momento. A democratização do desenvolvimento web e de aplicações móveis faz com que novas ideias surjam todos os dias. E felizmente já estamos a ver os impactos positivos dessa democratização.

Sugerir correcção
Comentar