Seguro: “Habituem-se, que isto mudou”

Costa não vê como se pode fazer alteração dos estatutos do PS sem um congresso.

Foto
Miguel Manso

“Habituem-se, que isto mudou”, afirmou António José Seguro, neste sábado, no intervalo para almoço da Comissão Nacional do PS que está a decorrer no Vimeiro.

Seguro, visivelmente irritado com as perguntas dos jornalistas,  classificou como “históricas” as propostas que apresentou à Comissão Nacional. Garantiu ainda que não se demite.

O secretário-geral do PS anunciou que vai marcar eleições para as federações distritais e  abrir um processo de discussão interna para que os militantes possam escolher, em primárias abertas a militantes e a simpatizantes, quem deve ser o candidato do PS a primeiro-ministro nas próximas legislativas. Seguro propôs assim ao partido que nas próximas legislativas estreie uma solução bicéfala, abrindo a hipótese de haver um secretário-geral e um candidato a primeiro-ministro, caso o vencedor das primárias não seja o líder do partido.

Seguro quer também reduzir o número de deputados na Assembleia da República, dos actuais 230 para 180.

Já António Costa considerou interessantes as propostas de Seguro para o partido e acrescentou que não vê maneira de alterar os estatutos do PS sem a realização de um congresso.

Os estatutos do PS prevêem a realização de eleições directas (só para militantes) e primárias, que também permite o voto aos simpatizantes do partido, categoria que está prevista e para a qual existem registos dentro do PS. Porém, as primárias nunca foram regulamentadas.

Sugerir correcção
Comentar