João do Mar e Beatriz do Castelo são as mascotes da selecção no Brasil

Equipa de Paulo Bento também já tem uma música oficial de apoio. Chama-se "Vai Portugal!" e pode ouvi-la aqui.

Vai Portugal! é a música oficial de apoio à selecção

Duas crianças vestem o fato de super-heróis. Trazem para o presente os heróis da História de Portugal. Os fatos, com as cores nacionais, têm no topo da cabeça a ambição da vitória e da conquista lusitana — daí as ondas na cabeça do rapaz (remetendo para as descobertas marítimas) e os castelos na cabeça da menina (remetendo para as conquistas). No peito têm ambos o orgulho nacional, com as quinas da bandeira. Esta é a explicação avançada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) do conceito que deu origem às mascotes da selecção portuguesa no Mundial do Brasil. E como gostos não se discutem...

As mascotes foram apresentadas nesta quinta-feira, em Óbidos, e pretendem promover, sobretudo junto dos mais jovens, o futebol e o espírito de conquista e de vitória.

Os autores das mascotes são Nuno Duarte Martins e Pedro Mota Teixeira, professores no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e em 2005 venceram o concurso para a Mascote do Oceanário de Lisboa. Em 2003, Nuno Duarte Martins venceu também o concurso para a Mascote do Pavilhão da Água, do Porto.

Já a música de apoio à selecção é interpretada por Kika. O tema "Vai Portugal!" foi produzido por RedOne, produtor e compositor, agraciado com vários grammies e que nos últimos três anos trabalhou com nomes tão conhecidos como Nicki Minaj, Lady Gaga, Jennifer Lopez, Usher, Quincy Jones, Enrique Iglésias, Nicole Scherzinger, Mary J Blige ou Alexandra Burke. RedOne foi ainda co-autor da música oficial do próximo Campeonato do Mundo.

Sugerir correcção
Comentar