Skype vai ter tradutor em tempo real

Ferramenta só deverá estar disponível no final do ano numa versão beta para o Windows 8.

Foto
David Loh/Reuters

A Microsoft apresentou uma versão teste daquela que será uma das próximas ferramentas do Skype, o serviço de telefone gratuito online da Microsoft, e que deverá ser lançada no final de 2014: um tradutor em tempo real para as conversações dos utilizadores.

Numa apresentação durante o encontro de tecnologia Code Conference, em Rancho Palos Verdes, na Califórnia, o director executivo da Microsoft, Satya Nadella, liderou a demonstração do que já é chamado Skype Translator, que vai permitir aos utilizadores ouvir com quem falam na sua linguagem materna.

Nadella, que assume os comandos da Microsoft desde Fevereiro, apresentou a tecnologia como “mágica” mas admitiu que há ainda que transformar o projecto num produto real, o que pretende cumprir até ao final do ano. Ficou por indicar se esta actualização no Skype será gratuita ou uma adição paga. O Skype Translator estará disponível numa versão beta para o Windows 8 antes no final de 2014.

Durante a demonstração na Califórnia foi possível assistir a uma conversa via Skype mantida entre um membro da Microsoft que falou em inglês e uma colega alemã. Durante a conversação, sempre que é dito algo surge uma barra onde aparece a frase proferida, por uma voz feminina ou masculina, na língua de quem disse mas também na de quem ouve.

O Skype Translator é o resultado de anos de investigação pela Microsoft para ir mais longe que os existentes tradutores para palavras escritas através do seu motor de busca Bing ou o Internet Explorer e serviços activados por voz. Em Abril, o grupo norte-americano já tinha apresentado Cortana, uma assistente pessoal activada por voz para o Windows Phone. A aplicação recebe instruções através de comando de voz para realizar buscas na Internet no smartphone, criar dados na agenda do utilizador, estabelecer alarmes, enviar mensagens, iniciar chamadas no momento ou agendadas ou abrir o Facebook ou o Twitter.

Com mais de 300 milhões de utilizadores e dois mil milhões de minutos de conversação diários, o Skype, que a Microsoft comprou em 2010 e que tem estado a integrar nos seus produtos, permite a comunicação por voz e vídeo através de computadores, tablets, smartphones e televisão.

“Investimos no reconhecimento do discurso, tradução automática e máquinas de aprendizagem tecnológicas durante mais de uma década e que agora estão a emergir como componentes importantes nesta era de computação mais pessoal”, disse o vice-presidente do Skype e do Lync na Microsoft, Gurdeep Pall, no site da empresa.

O Skype foi comprado pela Microsoft em Maio de 2011 por 8,5 mil milhões de dólares (6,2 mil milhões de euros), naquela que foi a aquisição mais cara do grupo informático norte-americano até então.

Sugerir correcção
Comentar