Enric Vives-Rubio
Foto
Enric Vives-Rubio

Serra da Estrela abre pistas de esqui este fim-de-semana

A queda de neve registada esta semana vai permitir a inédita reabertura de pistas no fim-de-semana aos amantes de desportos de Inverno

As previsões da estância para esta temporada até eram optimistas, já que a data de encerramento oficial estava marcada para 4 de Maio. Isto naquela que se tornou a mais longa temporada de sempre da estância: embora a abertura oficial tenha sido a 7 de Dezembro, um primeiro nevão, ajudado por neve produzida artificialmente, levou a que se pudesse esquiar na serra logo nos finais de Novembro.

Mas a surpresa estava guardada para a Primavera, a menos de um mês do início do Verão. Um nevão registado nos últimos dias, que chegou a levar ao corte das estradas de acesso à Torre, vai permitir abrir a estância neste último fim-de-semana de Maio.

"A Estância de Ski da Serra da Estrela foi presenteada com sensivelmente 60cm de neve pelas pistas, o que permitiu, pela primeira vez em Maio, a sua reabertura", anunciam em comunicado, adiantando que há "excelentes condições".

Há previsão de mais neve para esta sexta-feira, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a prever "queda de neve acima dos 1200/1400 metros de altitude, subindo a cota para os pontos mais altos da serra da Estrela durante o dia". Para as Penhas Douradas, a previsão é de céu com períodos de muito nublado (sem chuva, apenas há uma ligeira possibilidade de precipitação no domingo) e temperaturas que podem oscilar entre -1ºC de mínima e 10ºC de máxima.

Para celebrar a inédita abertura, a estância garante um preço de forfait (o passe que permite o acesso às pistas) de 15 euros.

E os hotéis da serra da Estrela também aproveitam a onda branca e lançaram promoções especiais (alojamento em quarto-duplo com pequeno-almoço desde 30 euros por pessoa, forfait incluído).