Já reabriram os estaleiros do Théâtre de la Ville

Foto
Pedro Penim do Teatro Praga

Tear Gas, que o Teatro Praga vai estrear em Paris, resulta da residência de Pedro Penim em Atenas

À quinta edição, o programa Chantiers d’Europe (Estaleiros da Europa), que acontece em Junho no Théâtre de la Ville, em Paris, não é de um país mas sim de quatro: Portugal, Grécia, Itália e Espanha. Se em 2013 Paris se tornou na capital das artes portuguesas, este ano será a Europa do Sul a fazer-se representar por mais de meia centena de artistas e criadores de áreas como o teatro, a dança, a música, o cinema, a literatura e as artes visuais. Tiago Guedes, Paulo Ribeiro e os OqueStrada são alguns dos nomes portugueses presentes no programa.

Com destaque ainda para o Teatro Praga, que depois de ter integrado a programação do ano passado vai estrear no Théâtre de la Ville o seu mais recente trabalho: Tear Gas, peça que nasce da residência de Pedro Penim, fundador da companhia, em Atenas.

A proposta de Emmanuel Demarcy-Mota, o director do teatro parisiense, é reunir na capital francesa a geração de artistas que não se deixou apagar pela crise que os países do Sul enfrentam. É uma crise económica mas não é uma crise criativa. Não é por isso de estranhar que Demarcy-Mota se refira a este programa como “uma riqueza europeia”. Foi sempre este, aliás, o ponto de partida dos Chantiers d’Europe que até agora se focavam anualmente apenas num país. Portugal foi o escolhido no ano passado, depois da Itália, do Reino Unido e da Grécia. A novidade desta edição é por isso a Espanha, que participa pela primeira vez num programa que arranca a 3 de Junho e se prolonga até ao dia 28 desse mês. Portugal terá, inclusive, a 15 de Junho, uma colaboração com Espanha: o Concerto para Bebés, da companhia Musicalmente, que foi no ano passado distinguido com o prémio europeu YEAH! Young EARopean Award na categoria inovação. Paulo Lameiro, o director artístico deste projecto que trabalha na sensibilização de crianças muito pequenas para a música, juntar-se-á ao compositor espanhol Carles Pedragosa para em Paris dar música aos mais pequenos.

Portugal é mesmo o único país desta programação a apresentar colaborações com outras nacionalidades. Além da parceria com Espanha, será feita outra com Itália: Antonio Tagliarini e Miguel Pereira mostrarão no Théâtre de la Ville, a 24 de Junho, o espectáculo Antonio & Miguel, já apresentado no passado em Portugal. 

Sugerir correcção
Comentar