Museu Metropolitan disponibiliza acesso a 400 mil obras de arte

Entre quadros, fotografias, vestimentas e objectos são quase meio milhão de peças de arte que passam a ter acesso livre. Estas digitalizações poderão ser usadas sem qualquer custo em projectos sem fins lucrativos

Foto
Livro dos Reis, Qassim ibn 'Ali (1525)

O Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, decidiu acompanhar a tendência na plataforma online dos museus mundiais, disponibilizando o seu acervo gratuitamente e permitindo o seu uso em qualquer tipo de projecto não-comercial.

As fotografias e digitalizações de alta-resolução das peças podem ser encontradas no site oficial.

Alguma digitalizações ainda só poderão ser consultadas em baixa resolução até questões de direitos de autor ficarem resolvidas. O museu não pôde disponibilizar obras das quais apenas fosse parcialmente proprietário, ou em que o doador tenha especificado não serem publicáveis.

Foto
Maçãs e Uvas, Claude Monet (1879)

Para além dos curiosos, a organização do Metropolitan sublinha que este gesto será de particular interesse para académicos e documentaristas, que poderão usar livremente os recursos marcados como OASC (Open Access for Scholarly Content). 

O "Met", como é afeituosamente conhecido, é o maior museu de arte dos Estados Unidos e um dos dez maiores do mundo. Destaca-se por peças de antiguidade extremamente raras e por uma densa selecção de pinturas do período renascentista.

Texto editado por Luís Octávio Costa

Sugerir correcção
Comentar