Rendas baixas para fixar indústrias criativas em Torres Vedras

A Câmara de Torres Vedras quer atrair indústrias criativas para o centro histórico da cidade e a dinamização passa pelo baixo custo das rendas. O programa “TORRES INOV-E”, desenvolvido em parceria com uma associação cultural, abriu um período de candidaturas para as empresas interessadas se fixarem no centro da cidade. A autarquia já celebrou acordos com dez proprietários de imóveis.

“Fizemos contractos com os proprietários e eles acederam a baixar a renda, que em alguns casos chegam a metade do preço, e as rendas vão subindo até a empresa atingir um grau de maturação consolidado”, disse à agência Lusa o vereador do Desenvolvimento Económico, Sérgio Galvão. Para a autarquia, esta iniciativa assume vital importância porque “vai morrendo algum comércio e vai ressuscitando outro e é importante que todo o centro histórico seja dinamizado e este é mais um contributo para isso”.

O objectivo do concurso é “reabrir espaços fechados” para contagiar outras empresas a abrir as suas sedes ou os seus espaços comerciais e dinamizar assim o centro histórico da cidade.

Os apoios estendem-se para além das rendas a baixo custo e o programa inclui parcerias que permitirão a prestação de serviços, também a baixo custo, no apoio à elaboração do plano de negócios e da contabilidade.

Das 12 empresas concorrentes ao programa, foram seleccionadas duas ligadas à área do turismo que, depois de três meses num período de incubação, podem vir a afixar-se no centro da cidade, se preencherem os requisitos. Para o mês de Setembro está prevista a abertura de um novo período de candidaturas.

O investimento da autarquia em obras de reabilitação e instalação do novo mobiliário urbano em espaços públicos do centro histórico ascende aos seis milhões de euros e permitirá que aos elementos históricos, como o Chafariz dos Canos, monumento do século XIV no Largo Infante D. Henrique, se junte a modernidade destas intervenções.

Decorrem também as obras do programa Polis, investimento de sete milhões de euros na reabilitação da zona norte da cidade, contígua ao centro histórico, para onde estão previstas também intervenções.

Sugerir correcção
Comentar