Soundshock: as vísceras da música vão estar no Hard Club

A 7 e 8 de Junho vai ter lugar no Hard Club a terceira edição do Oporto Soundshock, um mercado musical que para além de instrumentos vai oferecer workshops e concertos

Foto

Pedaleiras, amplificadores, mesas de mistura, microfones. Esta é alguma da parafernália em segunda mão que vai encher o Hard Club, como tem vindo a acontecer desde 2012. O Mercado Ferreira Borges vai assim continuar o seu espírito fundador de local de encontro entre a oferta e a procura, desta vez mais voltada para os instrumentos típicos das sonoridades que o Hard Club ali tem levado.

Mas nem tudo é mercantilismo: durante os dois dias do Oporto Soundshock irão também realizar-se vários workshops de música. No primeiro dia, Pedro Augusto (também conhecido como Ghuna X) conduzirá uma história do uso da câmara do eco (tape echo), enquanto que o engenheiro de som Ricardo Faro explorará os méritos da amplificação com recurso a válvulas termiónicas. A manhã do segundo dia será dedicada às crianças, com uma antologia de cantigas populares e histórias cantadas. Durante a tarde, Jorge Queijo conduzirá um workshop de bateria e Celso Pinto um workshop de guitarra. As inscrições estão abertas no site oficial do evento, mediante pagamento de custo simbólico.

O Soundshock surgiu de uma conversa entre dois confessos “gear freaks” - apaixonados por equipamento musical - João Maya e Francisco Araújo. Apercebendo-se que de facto havia espaço para um evento do género, resolveram criar um mercado "de particulares para particulares" segundo João Maya. E esses particulares o fundador caracteriza como aficionados que ali vêm não só para escoar peças de colecção ou que possuam em excesso mas também para procurar sinergias com outras ofertas, como por exemplo acessórios para instrumentos ou serviços de restauro.

Foto

Texto editado por Luís Octávio Costa 

Notícia actualizada às 17h10 — Foi eliminado o último parágrafo

Sugerir correcção
Comentar