Divórcio mais caro de sempre vai custar mais de 3000 milhões de euros ao patrão do AS Monaco

Tribunal de Genebra decide a favor de antiga mulher do russo Dmitri Rybolovlev.

Foto
Rybolovlev (à esq.) pode perder metade da sua fortuna PHILIPPE MERLE/AFP

Quatro mil milhões de francos suíços (3300 milhões de euros) é a quantia que Dmitri Rybolovlev, o multimilionário russo e presidente do AS Monaco, vai ter que pagar à sua ex-mulher, segundo uma decisão de um tribunal de Genebra naquela que é já considerada a separação mais cara de sempre.

Rybolovlev, 47 anos, médico com fortuna feita no negócio dos fertilizantes no grupo Uralkali, está actualmente no 148.º lugar da lista dos mais ricos do mundo da Forbes, com uma fortuna avaliada em 8,8 mil milhões de dólares (6,4 mil milhões de euros). Isso significa que se o recurso que será apresentado pela defesa do russo contra a decisão do tribunal for negado, metade da sua conta multimilionária poderá ser entregue à ex-mulher Elena Rybolovlev. Elena fica ainda com a custódia da filha mais nova de ambos, Anna, de 13 anos. A filha mais velha do casal, Ekaterina, tem 25 anos.

O processo de separação do casal, casado em 1987, tem sido longo. Teve início em 2008, com Elena a avançar com o pedido de divórcio, e desde então tem passado por várias fases em salas de tribunal, entre disputas por propriedades espalhadas pelo mundo, obras de arte e outros bens adquiridos durante o casamento.

Entre as propriedades adquiridas pelo casal Rybolovlev está uma mansão em Palm Beach no valor de 95 milhões de dólares (69 milhões de euros), um apartamento em Nova Iorque comprado por 88 milhões de dólares (64 milhões de euros) ou a ilha grega de Scorpios, que terá custado perto de 150 milhões de dólares (109 milhões de euros). No entanto, grande parte destes bens e dinheiro conseguido em negócios por Rybolovlev foram transferidos para fundos fora da Suíça, na sua maioria para Chipre, antes de Elena anunciar a sua intenção de se separar do marido. A grande beneficiária destes fundos, para já, é a filha Ekaterina.

Elena tentou contestar em tribunal as aquisições de propriedades pelo marido, alegando que Rybolovlev estaria a investir o dinheiro dessa forma para impedir que tivesse acesso facilitado à fortuna aplicada.

A advogada do multimilionário russo, Tetiana Bersheda, adiantou, num comunicado citado pela AFP, que vai avançar com um pedido de recurso, sublinhando que o montante decretado pelo tribunal não tem um “carácter definitivo”. Tetiana Bersheda relembrou que uma parte da fortuna de Rybolovlev foi aplicada em fundos fora do território suíço e que, como tal, esta questão terá que ser resolvida no exterior.

“A transferência de propriedade para os herdeiros através dos fundos, neste caso para as filhas do casal, é imune à disputa legal e está assegurada”, sublinhou a advogada.

Quem é Dmitri Rybolovlev?
Nascido em 1966 em Perm, na Rússia, Rybolovlev estudou Medicina em plena URSS, tendo casado com Elena 21 anos mais tarde. Após o fim da antiga União Soviética, o russo assumiu o controlo de minas de potássio em Oural e integrou-as no grupo de fertilizantes Uralkali, onde fez grande parte da sua fortuna antes de vender as suas acções em 2010.

Em 1995, o casal Rybolovlev instalou-se em Genebra. Um ano depois, Dmitri passava 11 meses na prisão por ter alegadamente ordenado a morte de um industrial. Foi depois libertado ao ser absolvido por falta de provas.

O casal começa a dar sinais de várias divergências a partir de 1997, com Elena a acusar o marido de não querer ocidentalizar-se mesmo vivendo na Suíça.

Em 2011, Rybolovlev instala-se no Mónaco e adquire 66,67% do clube AS Monaco, na altura no último lugar da segunda divisão francesa, num investimento de cerca de 200 milhões de euros.

É no clube francês que o treinador português Leonardo Jardim deverá assumir na próxima época o comando técnico da equipa, uma hipótese cada vez mais em aberto agora que foi oficializada a saída do italiano Claudio Ranieri.

Sugerir correcção
Comentar