Na Bolívia, o Presidente joga a número 10

Evo Morales foi contratado por um clube da primeira divisão e vai estrear-se na próxima época.

Fotogaleria
Jorge Bernal / AFP
Fotogaleria
Morales costuma participar em jogos comemorativos Jose Luis Quintana / Reuters

O mercado de transferências é campo fértil em notícias curiosas, mas o prémio para este ano vai para uma contratação assegurada pelo Sport Boys, da Bolívia. Trata-se de Evo Morales, o Presidente do país sul-americano, que vai jogar na próxima época no clube da primeira divisão boliviana.

O novo “reforço” vai receber o salário mínimo, de 214 dólares (156 euros), e vai jogar a meio-campo por períodos de vinte minutos, mas não em todas as partidas. “Vamos enviar-lhe a lista de jogos e ele vai escolher em quais poderá jogar”, explicou o presidente do Sport Boys, Mario Cronenbold, citado pela BBC.

A condição física de Evo Morales, de 54 anos, não preocupa o dirigente. “Como eu já tinha dito ao presidente, em tom de brincadeira, não estamos a colocar em campo o presidente do Uruguai”, referindo-se a José Mujica, de 78 anos. “Estamos a contratar alguém que está em muito boa forma e que vive o futebol”, garantiu Cronenbold.

A contratação de Morales é vista favoravelmente pelo presidente do clube da província de Santa Cruz, no sudeste da Bolívia, que não esconde a vertente de marketing do anúncio. “O dia em que [Evo Morales] jogar no estádio numa partida oficial a bilheteira vai esgotar, todos irão querer vê-lo”, disse Cronenbold, citado pelo jornal local El Diário.

A paixão do Presidente da Bolívia pelo futebol é conhecida e, em várias ocasiões, Morales chegou mesmo a participar em jogos comemorativos. “Ele adora futebol e joga bem”, disse Cronenbold, revelando que o presidente vai utilizar a camisola “10”.

Sugerir correcção
Comentar